PATROCINADOR ESCLUSIVO FUTEBOL DE BASE
PATROCINADOR ESCLUSIVO FUTEBOL DE BASE

NOTÍCIAS DO GRÊMIO ESPE

Foto: ArenaNet/2012.
Foto: ArenaNet/2012.

Teve início na manhã deste sábado a 4ª Copa Santiago de Futsal Menor. A competição conta com mais de cinquenta equipes de praticamente todo o Rio Grande do Sul. A equipe do Joni Goll de Santa Catarina é o destaque desta edição da Copinha. O Grêmio Espe que participa pela segunda vez da competição teve jogos complicados no primeiro dia de competição, mas superou seus erros com empenho classificando-se nas duas categorias que está disputando. O Pré Mirim fez um jogo nervoso na estréia perdendo por 3(três) a 0(zero) para o bom time de Jaguari. Na segunda partida da chave o Espe precisava de vitória ou empate contra o Argentinus de Uruguaiana. Após sair perdendo os pequenos espeanos buscaram a virada com destaque para Tiaguinho e o capitão Adryan, que marcou o quarto gol do Espe. O Argentinus tinha de vencer e foi em busca do resultado com dois gols nos minutos finais do jogo buscou o 4(quatro) a 4(quatro). Este empate classificou o Espe para a segunda fase. Na categoria Mirim os espeanos não tiveram vida facil também. O time pegou o forte time de Jaguari na partida de estréia, com um time fisicamente menor as dificuldades do Espe foram grandes. Após estar perdendo por 2(dois) a 0(zero) o Espe buscou o empate com um contra ataque fulminante que terminou com um golaço de Luyan. Os jaguarienses marcaram dois gols ampliando a vantagem. O aguerrido Espe lutou muito neste jogo e Vitor marcou de cabeça o terceiro gol. No final do jogo Jaguari selou a sua vitória com o placar de 5(cinco) a 3(três). O segundo jogo foi contra o Argentinus de Uruguaiana. Após o nervosismo da estréia os espeanos iniciaram o jogo buscando a vitória que lhe daria a classificação. O time fez 5(cinco) a 0(zero) no primeiro tempo. O Espe voltou apatico sofrendo 2(dois) gols logo no início do segundo tempo. O jogo ficou nervoso para o Espe que ainda sofreu o terceiro gol no jogo. Mas soube segurar o resultado vencendo por 5(cinco) a 3(três). Já classificado o time foi para o último jogo contra o Senador S. Filho de Júlio de Castilhos. Com um primeiro tempo muito ruim o time foi derrotado por 4(quatro) a 1(um). Voltou melhor um pouco para o segundo tempo encostando no placar em 4(quatro) a 3(três). Os espeanos não tiveram forças para buscar o empate perdendo pelo placar de 6(seis) a 3(três). Classificado em terceiro no seu grupo o Espe joga neste domingo pela manhã contra o AJS de Alegrete-RS. O Pré Mirim pega o Verdes Sports de Santo Ângelo-RS. As partidas são eliminatórias, por esse motivo o time espeano tem de vencer para seguir sonhando com o título.

Vem ai a Copa Santiago de Futsal Menor

Grêmio Espe, Campeão Municipal 2012.
Grêmio Espe, Campeão Municipal 2012.

O Grêmio Espe faz sua estréia na Copa Santiago de Futsal Menor, neste Sábado 8 de dezembro de 2012. No Mirim joga contra o tradicional rival Jaguari, as duas equipes fizeram a semi-final do Sub 12, o time espeano venceu na prorrogação aquele confronto. Fazem parte ainda da chave uma equipe de Uruguaiana-RS e uma de Júlio de Castilhos-RS. No Pré-Mirim o adversário da estréia também é o Jaguari, a outra equipe da chave é de Uruguaiana-RS. A tabela dos jogos do Espe está no linck Copa Santiago Futsal Menor. Vá ao ginásio apoiar os meninos espeanos na maior competição de futsal de base da fronteira oeste do Rio Grande do Sul-RS.

Torneio de Futsal Livre do Grêmio St / Sgt - 2012

Na segunda-feira 12 de novembro de 2012, aconteceu o clássico entre Bela União e Espe. Este confronto é conciderado um clássico desde o ano de 2007, quando os clubes fizeram a final do municipal de futsal da segunda divisão daquele ano. O time alve verde tem levado a melhor nos confrontos do futsal. No jogo das quartas de final do torneio do Grêmio o jogo foi pegado como sempre. O Espe chegou neste jogo com uma campanha regular, já o Bela União fez bons jogos chegando como favorito a vaga. O jogo foi truncado no seu início muita marcação. O Bela União largou na frente com gol de Jorge Prestes. O time espeano não estava acertando as finalizações. Mas as oportunidades estavam acontecendo e Luis empatou o jogo aproveitando um rebote do goleiro André. O jogo bem disputado teve uma parada quando a comissão técnica do Bela União, não concordou com uma jogada que o árbitro não de falta. Após muita reclamação Júlio auxiliar técnico foi expulso do jogo. O treinador Dega também foi expulso por empurrar o árbitro. Esse incidente tirou o foco dos atletas na partida, quem aproveitou melhor foi o Bela União que marcou o 2(dois) a 1(um) no fim do primeiro tempo. O intervalo serviu para acalmar os ânimos, a partida era decisão, nervosa como sempre. O jogo retornou o Espe voltou apagado sem vibração, o Bela União aproveitou-se com Vaguinho para fazer 3(três) a 1(um). O Bela União marcou forte, robando a bola da defesa do Espe para marcar o 4(quatro) a 1(um). O jogo parecia decidido quando o time espeano marcou o segundo gol com Kinha. Este gol motivou o time que logo em seguida marcou o terceiro gol com André. O Bela União precionado passou a se defender, após um escanteio o goleiro Rutiero marcou o gol de empate na partida com um chute rasteiro no canto sem defesa para o goleiro André. A partida estava indo para os penaltis. O fim do jogo se aproximava o Espe marcou mal sofrendo o quinto gol em uma cobrança de escanteio Jorge Prestes mais uma vez oportunista balançou as redes para dar números finais ao jogo. Apesar de não vencer o jogo os espeanos sairam do torneio deste ano com uma boa colocação o que não acontecia a algum tempo. Este foi o último jogo deste ano para o Espe que agora vai preparar o time para as competições de 2013. 

Torneio de Futsal Livre do Grêmio St / Sgt - 2012

O Grêmio Espe passou pelo tradicional Sem Limites em um jogo muito difícil, com essa vitória o time espeano chega nas quartas de finais do torneio do GSSGS o que não acontecia desde o ano de 2005. O elenco desse ano está mesclado com jovens valores da casa e a experiência dos atletas Luis e Kinha. O Sem Limites do experiente treinador Gilmar Pedroso sempre é um adversário aguerrido em quadra. O Espe jogou com a vantagem do empate pelo critério de ter sofrido menos gols no confronto contra o Granja Jaguari. Os espeanos iniciaram a partida com maior posse de bola e logo no início Luis fez um golaço de letra vencendo o goleiro Douglas. O jogo de muita marcação ficou aberto e o Espe fez 2(dois) a 0(zero) com o veloz Gederson. O Sem Limites reagiu no jogo com o gol marcado por Eliton. O time amarelo do bairro Itú buscou o empate com Patrick em jogada individual. Nesse momento do jogo os atletas buscavam cada espaço na quadra e Luis oportunista fez Espe 3(três) a 2(dois). Os treinadores foram para o intervalo com poucos ajustes a fazer os atletas faziam um grande jogo. O Espe voltou melhor, mais concentrado, Alisson venceu a marcação fazendo Espe 4(quatro) a 2(dois). Kinha que ainda não havia marcado puxou o contra ataque e com categoria deitou o goleiro Douglas para marcar o quinto gol espeano. O Sem Limites não se deu por vencido e Leonardo marcou o terceiro gol. Mais uma vez Luis em jogada coletiva, deixou a vantagem do Espe ainda maior no jogo. Pedro do Sem Limites fez o quarto gol em um chute forte no ângulo do goleiro Rutiero. O Sem Limites creceu no jogo e Eliton com 2(dois) gols empatou a partida. Os minutos finais foram emocionantes o empate dava a vaga para o Espe o Sem Limites veio para cima em busca da vitória, mas Velton tirou um gol de uma jogada que só ele acreditou, praticamente sem ângulo fez um gol muito dificil em um chute cruzado, dando a vitória ao Espe pelo placar de 7(sete) a 6(seis). Espe e Bela União vão fazer na segunda feira mais um clássico, desta vez buscando uma vaga nas semi-finais do torneio mais tradicional de nossa região. 

Torneio de Futsal Livre do Grêmio St / Sgt - 2012

O torneio do grêmio está na segunda fase da competição as 13(treze) equipes classificadas estão distribuídas em quatro chaves, buscando oito vagas para as quartas de final. O Espe fez sua estréia no grupo H. O jogo contra o Granja Jaguari foi eletrizante, jogaço cheio de alternativas com ambos os times buscando a vitória. Os primeiros minutos foi de estudo as equipes buscando marcar forte atacaram pouco. A Granja Jaguari teve eficiência e em dois descuidos defensivos Roan fez dois gols dando uma boa vantagem ao time jaguariense. O Espe fez alterações que deram resultado o time passou a atacar mais precionando o adversário levando perigo ao gol defendido por Willian. O jogo foi para o intervalo com o Espe melhor na partida. Domingos que estava cumprindo suspenção pediu para Valter que estava comandando o time colocar o Espe dentro da quadra defensiva do Granja Jaguari. O jogo recomeçou o time espeano foi para o ataque precionando a saida de bola, o jogo ficou aberto com as melhores oportunidades para o Espe. A pressão deu resultado com o gol de Alisson, descontando para o Espe. O torcedor veio junto com o time o Espe tomou conta do jogo criando muitas oportunidades a bola deu na trave, o goleiro Willian fez boas defesas segurando o 2(dois) a 1(um). O fim do jogo foi dos goleiros Rutiero do Espe fez defesas salvadoras nos contra ataques sofridos pelo Espe. O Willian do Granja Jaguari foi eficiente para segurar a vitória, fim do jogo Granja Jaguari, conquista os três pontos e larga na frente no grupo. O Espe folga na rodada onde o Sem Limites faz sua estréia contra o Granja Jaguari. 

Torneio de Futsal Livre do Grêmio St / Sgt - 2012

Após a rodada desta noite pelo torneio do Grêmio, onde o B. A. Brauner venceu por 4(quatro) a 2(dois) ao Independente. Na segunda partida da rodada o Sem Limites goleou por 8(oito) a 2(dois) ao Apolinário. Fechando a rodada o Granja Jaguari entrou em quadra precisando marcar gols e não sofrer mais do que dois gols para buscar a vaga para a próxima fase. O Granja aplicou 7(sete) a 1(um) na equipe da AFCEEE. Com esses resultados o Grêmio Espe conheceu seus adversários na segunda fase do torneio. O Grupo H, ficou assim constituído: Granja Jaguari, Grêmio Espe e Sem Limites. No dia 1º de Novembro de 2012, as 19:30h Granja Jaguari e Grêmio Espe, fazem o primeiro confronto do Grupo. O Sem Limites estréia na segunda rodada do grupo no dia 5 de Novembro de 2012, as 21:30h contra o Granja Jaguari. No dia 8 de Novembro de 2012, Sem Limites e Grêmio Espe, fecham os confrontos do Grupo H.  

Torneio de Futsal Livre do Grêmio St / Sgt - 2012

Ontem a noite aconteceu mais uma rodada do torneio de futsal livre do GSSGS. No jogo de fundo o clássico entre Grêmio Espe e Força Jovem, foi cheio de gols. Este confronto não acontecia há algum tempo, devido o Espe estar na primeira divisão do futsal santiaguense e o Força após passar por uma reformulação neste ano conquistou o título da segundona e a vaga para a elite em 2013. O jogo começou bem equilibrado com ambos os times marcando forte. O Força Jovem marcou primeiro o Espe errou na saída de bola sofrendo 1(um) a 0(zero). Os epeanos não demoraram muito para reagir e Kinha empatou o jogo escorando chute cruzado de Alisson. Jogo bom com variantes de ambos os times atacando e defendendo. Tiago oportunista fez 2(dois) a 1(um) Força. O Espe estava bem no jogo e foi em busca do empate novamente que veio com uma finalização perfeita do pivô Luis. O momento do jogo era espeano e Pelezinho teve calma para virar o jogo marcando na saída do goleiro Fagner do Força. Kinha é um dos reforços do time do Espe para o torneio deste ano, com sua experiência tem ditado o ritmo do time no jogo e foi ele quem marcou o quarto gol espeano na partida. O Espe virou com a vantagem no placar. Muskitu preservado no jogo por estar pindurado com cartão, entrou no lugar de Douglas e Murilo recebeu sua oportunidada no gol espeano. O Força voltou com Leco como pivô e Fabiano Ceolin. O time azul e branco da Gaspar Dutra voltou disposto a empatar o jogo, Leco girou na marcação para marcar o terceiro gol do Força. O 4(quatro) a (três) permaneceu até a metade do segundo tempo quando Titoco marcou o gol de empate. O gol da virada do Força Jovem veio com Adriano finalizando jogada de contra ataque. A partida já chegava no final quando Pelezinho venceu a marcação levando vantagem na jogada o árbitro marcou falta parando o jogo. Domingos técnico do Espe reclamou sendo expulso da partida. O confronto ficou nervoso os espeanos continuaram atacando, Kinha puxado dentro da área sofreu penalti. Pelezinho foi e marcou, fim de jogo Espe 5(cinco) a 5(cinco) com o Força. Ambos os times classificados preparam-se agora para a segunda fase do torneio.  

Torneio de Futsal Livre do Grêmio St / Sgt - 2012

Em pé: Murilo-Luís-Rutiero-Muskitu-Pelezinho-Gederson-Richard-Domingos. Agachados: Douglas-André Luís-Alisson-Leandro Oliveira-Kinha-Anthony
Em pé: Murilo-Luís-Rutiero-Muskitu-Pelezinho-Gederson-Richard-Domingos. Agachados: Douglas-André Luís-Alisson-Leandro Oliveira-Kinha-Anthony

O torneio do grêmio deste ano está com dezoito equipes participantes, distribuidas em cinco grupos. O time espeano está no grupo A. Após ser derrotado no primeiro jogo pelo Só Bruxos o time entrou em quadra em busca da primeira vitória, contra o JG Empreiteira que foi derrotado pelo Força Jovem na primeira rodada. O Espe contou neste jogo com praticamente todo o seu elenco. O treinador Domingos teve todas as opções para escalar o time que começou o jogo com Rutiero no gol, Muskitu, André Luís, Gederson e Kinha que fez sua estréia com a camisa espeana. O Espe começou o jogo precionando o adversário e Kinha abriu o placar finalizando uma jogada de troca de passes. A experiência do pivô Kinha em quadra foi o diferencial do time, em mais uma jogada bem construída ele de novo fez Espe 2(dois) a 0(zero). O JG Empreiteira não acertou a marcação sendo envolvido pelo Espe que chegou ao terceiro gol com Luis Antonio que havia substituído ao pivô Kinha, aproveitando um rebote do goleiro. André Luís fechou o placar do primeiro tempo marcando o quarto gol espeano. Com o placar a favor Domingos fez as alterações para dar oportunidades aos atletas que ficaram no banco. Richard entrou no gol, Douglas e Alisson voltaram para o segundo tempo substituíndo Gederson e Muskitu. Alisson aproveitou a oportunidade, com velocidade deu um novo ritímo ao time. O JG Empreiteira voltou melhor, chegou ao seu primeiro gol após boa defesa do goleiro Richard a defesa não acompanhou a jogada e Dario marcou. O Espe voltou apático na marcação, o adversário aproveitou levando perigo ao gol espeano. Pelezinho que retornou ao Espe entrou no jogo junto com Leandro Oliveira. O time melhorou e Alisson marcou o quinto gol do Espe escorando um passe vindo do fundo de quadra de ataque. Anthony que foi bem na partida de estréia entrou no jogo, o time ficou mais rápido, Alisson mais uma vez marcou Espe 6(seis) a 1(um). O JG Empreiteira ainda marcou duas vezes com Dario e José Gireli. Fim de jogo Grêmio Espe 6(seis) a 3(três). Na próxima sexta-feira Grêmio Espe e Força Jovem fazem o jogo que vai definir qual equipe vai classificar em segundo e terceiro no Grupo A.

Campeonato Municipal Futsal Sub 12

Foto: Grêmio Espe
Foto: Grêmio Espe

O time do Grêmio Espe conquistou invicto essa noite o título de campeão do campeonato municipal de futsal na categoria Sub 12. O torcedor espeano compareceu ao ginásio Paulinho Oliveira no bairro missões para apoiar o time que entrou em quadra como favorito nesta final. Nosso adversário é um time que merece cautela, apesar de ser categoria de base Espe e Unistalda já fizeram grandes confrontos em jogos na categoria livre, tanto no futsal, como no futebol de campo. Já no vestiário os meninos demonstraram que estavam concentrados para buscar a vitória na partida. O treinador Domingos Pinto alertou o time para as jogadas rápidas do adversário. Pediu também para o time marcar forte na saída de bola do time unistaldense. A partida começou e o Espe foi para o ataque e já nos minutos iniciais Luyan e Vitor marcaram 3(três) gols que deram uma vantagem boa ao Espe. O time de Unistalda não conseguia marcar as jogadas bem trabalhadas do time espeano que fez mais dois gols. O 5(cinco) a 0(zero) fez o técnico de Unistalda tirar o time da defesa o que deu resultado quando em um chute de longe encontrou a trave batendo nas costas do bom goleiro Mateus do Espe que neste lance não teve sorte sofrendo o gol. Os unistaldenses vieram em busca da reação e marcaram outra vez, fim do primeiro tempo Grêmio Espe 5(cinco) a 2(dois) no Unistalda. Domingos que havia feito trocas voltou com os titulares para o segundo tempo. Daniel deu segurança na defesa ajudado por Mateus Manzoni. Luyan e Vitor foram os donos do jogo com grandes jogadas marcaram mais 3(três) gols. Com o placar de 8(oito) a 2(dois) nosso treinador deu oportunidades para os reservas com destaque para Adrian, Pedro, Moisés e o raçudo Samuel, que fizeram a parte deles aumentando o placar para 9(nove) a 2(dois). Faltando cinco minutos para o final do jogo retornaram a quadra os titulares. Luyan goleador do campeonato com 18 gols, marcou o gol do jogo, livrou dois adversários e chutou no ângulo do goleiro unistaldense que nem se mexeu. Golaço de um menino promissor no futsal santiaguense. Mateus Weber do Espe foi o goleiro menos vazado. O Espe ainda marcou mais um gol que deu números finais a este jogo memorável de um time que já tinha por duas vezes chegado a finais de municipais e sido vice campeão. Mas essa vez não escapou e com uma goleada para não deixar dúvidas o 11(onze) a 2(dois) é o retrato de um time que venceu todos os seus adversários. O Espe é campeão na base o que é muito valorizado por nós diretores. Parabéns ao grupo de jogadores, ao treinador Domingos que soube comandar o time e aos nossos torcedores que apoiaram seus filhos nessa conquista. Bata no peito moçada e diga sou campeão invicto do futsal Sub 12. 

Torneio de Futsal Livre do Grêmio St / Sgt - 2012

Em pé: Valter-Rutiero-André Luís-Richard-Domingos. Agachados: Gederson-Douglas-Muskitu-Murilo-Franco-Anthony
Em pé: Valter-Rutiero-André Luís-Richard-Domingos. Agachados: Gederson-Douglas-Muskitu-Murilo-Franco-Anthony

O time espeano fez sua estréia no torneio de futsal do GSSGS de 2012 na noite da última quinta-feira. Depois de muitos anos sendo comandados pelo treinador Takão, o clube deu seu primeiro passo em busca de uma nova história. O time comandado pelo treinador Domingos Pinto fora de quadra e pelo capitão André Luís fez um grande jogo frente ao Só Bruxos. O jogo foi equilibrado com jogadas bem trabalhadas pelos jogadores. O Só Bruxos saiu vencendo com gol de Pablo. O Espe não se deixou abalar e foi em busca do empate que veio após Gederson roubar a bola do jogador Japones e marcar bonito gol com um chute no ângulo do gol defendido pelo goleiro Tatu. O empate motivou o time espeano que foi em busca da virada e o estreiante Anthony marcou ao completar jogada com um chute rasteiro. Fim do primeiro tempo com vitória do Espe. As atenções eram para o Só Bruxos com um quinteto de peso soube buscar o empate, Pablo mais uma vez fez a diferença no jogo, girou na marcação e na saída do goleiro Rutiero marcou o gol de empate. Logo em seguida Japa venceu a marcação em cobrança de escanteio para virar o jogo para 3(três) a 2(dois). O Só Bruxos teve em Pablo o seu principal jogador na partida e em duas oportunidades não deixou por menos, com mais dois gols deu boa vantagem ao Só Bruxos. O 5(cinco) a 2(dois) deu ares de jogo definido, mas o Espe não deixou de lutar na partida e Gederson mais uma vez marcou. O Espe ficou animado no jogo e Muskitu deu passe perfeito para Anthony marcar o quarto gol espeano no jogo. Este garoto é fruto da base espeana e deu demonstração de que está a fim de aproveitar a oportunidade que recebeu do treinador Domingos. O jogo teve sua definição no final da partida onde outra vez Japa marcou dando números finais ao jogo, Só Bruxos 6(seis) a 4(quatro). O Espe tem de vencer o seu segundo jogo contra o JG Empreiteira para buscar uma das vagas na segunda fase da competição.  

Torneio de Futsal Livre do Grêmio St / Sgt - 2012

Mais uma vez o Grêmio Espe vai participar do torneio de futsal categoria livre do GSSGS. Este torneio foi a grande inspiração do grupo de amigos que fundou o time espeano em 1997. Com um grupo somente de militares naquele ano o Espe encontrou no Cantina, equipe também fundada pelo Sr Luís Manganelli, que era o dono da Cantina do quartel general. Na época a rivalidade interna dos componentes de ambos os times fez esse o maior clássico denominado Greca. Nos dias atuais o Grêmio Espe tem como prioridade as categorias de base, já o Cantina prioriza equipes de veteranos. O Cantina é o maior campeão do torneio, mas há dois anos não participa da competição. O Espe tem como melhor classificação um terceiro lugar no ano de 1999. Para este ano o clube tricolor inicia um novo projeto para preparar o time para em 2013, realizar uma campanha melhor no campeonato municipal de futsal e no próprio torneio do GSSGS. O clube está procurando uma nova base começando pela comissão técnica que foi montada pela diretoria. Domingos Pinto será o treinador na competição, junto com Valter Costa e Juliano Furquim, este trio tem a responsabilidade de dar ao grupo de jogadores um padrão de jogo. Renato Genro que foi treinador do time por muitos anos agora vai fazer o papel de dirigente para buscar novos horizontes para o time. O elenco para o torneio foi quase na totalidade renovado em relação ao grupo que jogou o municipal. Os goleiros Rutiero e Murilo são estreiantes, Richard é formado na casa. André Luís, Musquitu, Mendes, Leandro Oliveira, Gederson e Alisson são atletas espeanos. O time procurou reforçar o elenco trazendo os jogadores Franco, Douglas e os experiente Kinha e Luís. Também o clube começa a colher frutos do trabalho realizado na base, os jovens atletas Alexandro e Anthony recebem a oportunidade de jogar um dos maiores torneios da região. O Espe está trabalhando nos bastidores para no próximo ano já começar o seu maior projeto que é colocar meninos das suas categorias de base em vitrines do futebol nacional e mundial. Alisson hoje goleiro do Internacional, começou na escolinha do Espe no ano de 2004, foi campeão da Copa Compugraph/CFC Santiago de futebol menor. Com parcerias futuras que estão sendo negociadas pelo departamento de futebol do clube o Espe pretende dar oportunidades a outros meninos para tornar-se jogador profissional.  

Grêmio Espe Sub 12 está na final do municipal de base

Foto: Arena Net Esportes
Foto: Arena Net Esportes

O time espeano conquistou a vaga na final nesta noite ao vencer a equipe do Granja Jaguari em um jogo emocionante. O público que lotou o ginásio Paulinho Oliveira no bairro missões foi privilegiado, o jogo foi um espetaculo com todos os ingredientes de um clássico bem jogado. O time do Espe vem jogando contra adversários fortes na competição, mas sem duvida o que está sendo mais difícil é lidar com uma campanha invicta até este momento. Os meninos estão sendo trabalhados aos poucos para saber suportar esse momento de pressão já que nossos adversários entram em quadra sabendo que o time do Espe é quem tem a responsabilidade de vencer devido a sua campanha. O time jaguariense soube muito bem aproveitar os espaços que o adversário deixou no jogo ao sair para o ataque em busca do resultado. O jogo começou com muita marcação ambos os times criavam boas oportunidades o Espe foi aos poucos acalmando-se, assim passou a tocar a bola o que fez Luyan marcar o primeiro gol do jogo. Domingos colocou Daniel na partida no lugar de seu filho Fernando, que debilitado com febre não estava acompanhando o rítimo do jogo. O time do Granja Jaguari é um ótimo time, com bons jogadores que com raça buscou força para empatar e virar o jogo. O time espeano tinha perdido algumas chances, estava com dificuldades de vencer a marcação do time da cidade de Jaguari. Domingos mais uma vez fez valer o seu elenco, colocou Pedro no jogo para descansar o titular vitor. O Espe cresceu na partida prescionou o tempo todo em busca do gol de empate. Esse momento do jogo tinha que acontecer algo diferente para vencer o forte bloqueio imposto pelo Granja Jaguari. Mateus que jogou grande parte da partida de ala foi jogar de pivô, seguindo orientação do técnico Domingos. Os meninos estavam jogando como gente grande um jogo pegado. Mas filho de peixe, peixinho é Mateus fez o que seu pai Batista tantas vezes fez, recebeu passe escorou seu marcador, girou e marcou lindo gol concluindo com um chute rasteiro, certeiro no canto, golaço de final de campeonato. Logo em seguida do empate espeano o jogo terminou. O dois a dois levou a decisão da vaga na final para a prorrogação. Nesse momento do jogo tem que se ter sorte e estrela o Grêmio Espe teve as duas, sorte com a atuação gloriosa do goleiro Mateus Weber. Estrela com o menino Vitor que foi bem marcado mas na hora de decidir estava lá para concluir uma jogada de escanteio, com um chute forte sem defesa para o goleiro jaguariense. Nós torcedores com nossos corações apertados procuramos torcer o máximo que podiamos, para ajudar o time e deu certo Luyan chutou a bola escapou das mãos do goleiro parando nas redes Grêmio Espe 2(dois) a 0(zero) na prorrogação. Depois do gol foi só esperar o apito final do árbitro para comemorar com os pequenos meninos a classificação para mais uma final. Os meninos Adrian e Ricardo que não jogaram hoje foram muito importantes na caminhada do Espe até essa final, tenho certeza que está reservado para eles no futuro um caminho de vitórias, não desista os grandes campeões nem sempre aparecem na base ou num único jogo. Para nós vocês já são vencedores se todos nós juntos estivermos lá no dia da final com certeza será muito difícil para o nosso adversário nos vencer. Parabéns meninos acreditem em vocês e no trabalho do professor para sermos campeões. 

Campeonato Municipal de Futsal Sub 12

Após uma vitória apertada contra o Mercenários na última rodada da fase classificatória o time espeano entrou em quadra no último sábado para defender a melhor campanha do certame deste ano. O adversário dessa vez a Escola João Eduardo Schimitz (CIEP), classificou-se em quarto lugar na chave B. Nesta fase de quartas de final os jogos são eliminatórios o que deixa a partida mais nervosa para as equipes. O Espe fez um jogo abaixo do que vinha jogando, os primeiros minutos ambos os times marcaram forte o que fez com que os jogadores errassem passes. O time do Espe tem suas principais jogadas no conjunto que apesar de demorar um pouco para aparecer aos oito minutos de jogo Vitor fez o que mais sabe concluiu a jogada marcando 1(um) a 0(zero) para o Espe. O gol tirou o peso do jogo e logo em seguida Daniel que havia entrado no jogo chutou forte de longe vencendo o goleiro do CIEP. Ainda no primeiro tempo Samuel jogador de raça e empenho melhorou a marcação, em uma roubada de bola encontrou Vitor que mais uma vez marcou o terceiro gol espeano. Fim do primeiro tempo com a vantagem de 3(três) a 0(zero) Domingos Pinto passou a dar oportunidades aos jogadores do banco de reservas. O jogo teve o controle do time espeano durante todo o segundo tempo, Samuel marcou o quarto gol aproveitando uma sobra de bola. Com a vantagem no jogo o Espe fez o seu papel envolveu o adversário e com mais dois gols de Daniel e Adrian, fechou o placar Grêmio Espe 6(seis) a 0(zero) na Escola João Eduardo Schmitz. Agora na Semi-final o Espe tem o Granja Jaguari pela frente, um adversário forte que vem jogando um bom futsal. 

Campeonato Municipal de Futsal Sub 12

Grêmio Espe continua invicto no municipal sub 12. O time espeano vem fazendo boas partidas na competição no sábado último goleou a equipe do Racing por 8(oito) a 0(zero). O Racing restiu até o meio do primeiro tempo quando sofreu o primeiro gol. Luyan mais uma vez fez a diferença com jogadas bem trabalhadas com seus companheiros marcaram quatro fezes no primeiro tempo. O treinador Domingos fez as alterações de costume para movimentar o grupo de jogadores e mais uma vez o time demosntrou a força do elenco marcando mais 4(quatro) gols no segundo tempo. O Espe está classificado para a próxima fase onde é favorito a passar para as semi-finais, mas temos de estar atentos favoritismo não ganha jogo. No Sub 14 o time sofreu mais uma derrota desta vez para o Racing, cabe resaltar que o Espe jogou a partida com meninos do Sub 12, neste jogo devido a falta dos meninos da Sub 14 que não compareceram.

Campeonato Municipal de Futsal 1ª Divisão 2012

Na noite de ontem segunda-feira foi realizada a última rodada do municipal de futsal da primeira divisão. O Grêmio Espe foi derrotado pelo América em um jogo amistoso onde ambos não tinham mais nada a fazer na fase classificatória. O América já classificado como quinto colocado o resultado da partida não iria modificar a tabela. O Grêmio Espe foi benificiado com a derrota do São Jorge para o Juventus a equipe representante do bairro São Jorge foi rebaixada para a segunda divisão em 2013. O jogo foi equilibrado até os 10 (dez) minutos do primeiro tempo quando o Espe fez a troca dos jovens valores. O time sofreu dois gols em falhas de marcação não manteve o rítimo inicial sendo envolvido pelo jogo coletivo americano. O resultado de 3(três) a 1(um) no primeiro tempo deu a tranquilidade ao América. O segundo tempo foi ainda mais sonolento principalmente para o Espe que sem duvida não foi o time vibrante de sempre no certame desse ano. Fim de jogo América 7(sete) a 1(um) na partida que provavelmente tenha encerrado um ciclo do Espe. No torneio do Grêmio será um novo grupo de jogadores com treinador novo para buscar a reabilitação do time para o próximo ano.

Campeonato Municipal de Futsal Sub 12

Três jogos três vitórias convincentes do Grêmio Espe no certame municipal Sub 12. Com um elenco cheio de opções Domingos Pinto continua invicto com o time espeano, na rodada antecipada para quinta-feira 30 de agosto de 2012 o Espe goleou o forte time do Granja Jaguari. O quinteto espeano mais uma vez fez o público vibrar com lindas jogadas individuais, mas principalmente no coletivo do time. O jogo começou parelho com o Granja Jaguari resistindo aos ataques espeanos. Mas Luyan e Vitor fizeram tabelas vencendo a forte marcação do time jaguariense. Após marcar o primeiro gol chorado o time do Espe deslanchou na partida terminando o primeiro tempo com o placar de 3(três) a 0(zero). Daniel e Mateus marcaram forte chegando ao ataque obrigando o goleiro do Granja Jaguari fazer boas defesas. O time espeano voltou para o segundo tempo com alguns jogadores que estavam no banco, a equipe manteve o rítimo continuou atacando com destaque para Fernando que entrou no jogo no lugar de Daniel que fazia boa partida. Com atuação segura Fernando deu tranquilidade ao time que fez o placar com naturalidade. Placar final Grêmio Espe 8(oito) a 2(dois) na equipe do Granja Jaguari. 

Campeonato Municipal de Futsal Sub 14

Time espeano fez o terceiro jogo no campeonato municipal Sub 14, na noite de quinta-feira 30 de agosto no ginásio do bairro Missões. O adversário foi a equipe do Granja Jaguari líder da chave com nove pontos ganhos após vencer o Espe pelo placar de 3(três) a 0(zero). A equipe jaguariense é forte fisicamente o que trás muitas dificuldades aos adversários, não foi diferente com o time espeano que foi valente no jogo mas com poucos jogadores no banco o treinador Domingos Pinto não teve como reagir na partida. Com a terceira derrota o Espe tem de vencer os 2(dois) jogos que restam para tentar a classificação em quarto na chave. Nós espeanos sabemos que vai ser difícil mas o Grêmio Espe é um time que não se entrega e com certeza vai buscar a recuperação na competição.

Campeonato Municipal de Futsal Sub 14

Faltou sorte! o Grêmio Espe fez seu segundo jogo pelo Sub 14, sofreu a segunda derrota ficando em situação difícil na sua chave. Na primeira rodada foi derrotado pela equipe de Unistalda. O Espe precisava vencer o jogo contra o Capão do Cipó, a partida foi de forte marcação com ambos os times criando oportunidades de gol. A equipe do Cipó marcou primeiro aproveitando jogada de contra-ataque. O Espe continuou atacando em busca do gol de empate. Em cobrança de falta o time espeano chegou ao empate. Já no final do primeiro tempo o Espe marcou mal sofrendo o segundo gol. Domingos Pinto aproveitou o intervalo do jogo para melhorar a marcação do time. O Cipó chegou ao terceiro gol no início do segundo tempo. Com o gol o Espe foi ao ataque já o Capão do Cipó passou a jogar no erro do time espeano, a partida ficou aberta com oportunidades para ambos os lados. O aguerrido time do Espe chegou ao segundo gol em uma jogada de raça da garotada. Este gol deu ânimo ao Espe que precionou o time do Cipó em busca do empate. No final da partida uma falta bem cobrada a bola passou pelo goleiro cipoense encontrando a trave. Fim de jogo Capão do Cipó 3(três) Espe 2(dois).

Campeonato Municipal de Futsal Sub 12

No Sábado último aconteceu no ginásio do Bairro Missões a segunda rodada do municipal de futsal Sub 12. O time espeano chegou a sua segunda vitória com ótimo futsal apresentado ao bom público presente no ginásio. O Grêmio Espe teve como adversário a equipe do Capão do Cipó treinada pelo experiente Cavalinho. O time espeano vem jogando junto já a algum tempo o introsamento do time é muito bom, com bons jogadores bem postados em quadra pelo técnico Domingos Pinto aos poucos o time foi dominando a partida. O quinteto espeano formado por Mateus no gol, Daniel, Fernando, Mateus Manzoni e Vitor iníciou a partida que foi equilibrada durante todo o primeiro tempo que terminou com vantagem para o Espe por 3(três) a 0(zero). O treimador espeano ainda no primeiro tempo colocou Luyan no jogo, este menino com passes precisos e gols foi o grande diferencial do jogo. O Espe fez um segundo tempo muito bom com a troca de todos os titulares o time mostrou que tem elenco o rítmo não caiu, marcou forte buscou o gol o tempo todo. A equipe do Capão do Cipó tentou mas não foi bem na marcação sofrendo mais 3(três) gols no segundo tempo do jogo. Com a vitória por 6(seis) a 0(zero) o Espe é o líder de sua chave, no próximo sábado enfrenta a equipe da Granja Jaguari da cidade vizinha de Santiago-RS.

Campeonato Municipal de Futsal 1ª Divisão 2012

O municipal de futsal está chegando no final da fase classificatória, os jogos estão mais disputados devido as equipes estarem buscando a classificação ou a fuga do rebaixamento. Na rodada de ontem segunda-feira 13 de agosto de 2012 o Grêmio Espe fez seu nono jogo contra o Bela União. Este confronto já decidiu a segundona de 1997, daquela partida onde o Bela União levou a melhor até hoje Espe e Bela União tem feito jogos equilibrados. Ambos necessitavam de vitória para continuar na luta pela classificação entre os oito melhores. O jogo teve equilibrio durante todo o primeiro tempo, com marcação forte de ambos os times as oportunidades de gol foram raras. Já no final do primeiro tempo o Espe teve a oportunidade de abrir o placar em cobrança de tiro livre, Mendes chutou forte a bola deu na trave e saiu. O Bela União chegou ao gol após uma desatenção defensiva do Espe. Só com vitória ambos os times continuavam com chances de classificação. No segundo tempo o Espe procurou marcar já na saída de bola do Bela União, com volume de jogo passou a criar oportunidades, em boa tabela de Lebrinha e Cristiano venceram a marcação para empatar o jogo. A partida chegou a metade do segundo tempo empatada, até o time espeano cometer dois erros que foram fatal para o time. Com o 3(três) a (um) o Bela União passou a jogar no erro do Espe que foi aguerrido não desistiu do jogo. Faltando três minutos para terminar o jogo o Espe teve mais um tiro livre que desta vez Mendes não disperdiçou fazendo o segundo gol do time espeano. Os minutos finais foram de muita disputa o Espe em busca do empate e o Bela União buscando mater o placar a seu favor. No fim do jogo um contra ataque do Bela União deu números finais ao jogo. Com a derrota por 4(quatro) a 2(dois) o Espe torce por derrota do São Jorge em seus jogos para permanecer na primeira divisão.

Campeonato Municipal de Futsal 1ª Divisão 2012

Na rodada de sexta-feira pelo municipal de futsal da primeira divisão o time espeano foi derrotado pela equipe do Grenal. Com dificuldades de lesões nos últimos jogos o Espe entrou em quadra com um elenco rasuável para este jogo. Os atletas espeanos fizeram uma partida boa com aplicação na marcação resitiu ao time veloz do Grenal durante o primeiro tempo que terminou com o placar mínimo de 1(um) a 0(zero). As equipes voltaram para o segundo tempo com o mesmo rítmo, o Grenal ditava o jogo o Espe explorava os contra ataques. Mateus fez mais uma vez um bom jogo com boas defesas dificultou para os atacantes do Grenal. Aos oito minutos do segundo tempo o Grenal conseguiu marcar novamente com Titoco. A partida foi para os minutos finais com o Espe ainda tentando marcar o seu gol, mas Douglas ex goleiro do time espeano fez ótimo jogo impedindo assim que o Espe marcasse seu gol. O time do bairro Ana Bonato fez o placar nos cinco minutos finais com destaque para o gol de Noginho, que venceu o goleiro Mateus com um chute forte no ângulo. Final da partida Grenal 6(seis) a 0(zero) no Espe. Com quatro pontos o time espeano tem de vencer um dos dois jogos restantes para permanecer na primeira divisão do futsal santiaguense.

Campeonato Municipal de Futsal 1ª Divisão 2012

Grêmio Espe perde confronto contra o São Jorge, se complica na tabela de classificação, após acumular derrotas. O time espeano vem enfrentando sérios problemas no campeonato, as lesões de jogadores considerados titulares do time não está sendo superado pelos reservas que não vem tendo o mesmo desempenho. Este jogo contra o São Jorge que ainda não tinha conquistado pontos no campeonato, era considerado chave para buscar a classificação. O time entrou em quadra com apenas sete jogadores. Logo no início do jogo Leandro Piecha marcou 1(um) a 0(zero) para o Espe. O São Jorge procurava atacar o Espe mas o time do técnico Zequinha estava afoito, errando passes sofreu com seus próprios erros terminando o primeiro tempo derrotado. O treinador do Espe pediu para o time ter calma para aproveitar as chances proporcionadas pelos erros do São Jorge. Mais uma vez o time espeano teve a oportunidade esperada e Lebrinha não perdeu chutou forte para marcar Espe 2(dois) a 0(zero). O futsal é um jogo dinâmico e em uma jogada onde a defesa do Espe deu mole o São Jorge chegou a seu primeiro gol. Caieira passou a comandar o São Jorge em quadra e em uma jogada confusa a bola sobrou para o jogador do time do bairro São Jorge empatar a partida. O Espe sentiu o gol de empate não se acertou mais no jogo sofrendo logo em seguida o gol da virada. O time espeano não teve forças para reagir, sofrendo o quarto gol. A derrota deu vida ao São Jorge que agora é o principal adversário do Espe para não ser rebaixado. O Espe tem três jogos para buscar uma vitória para com sete pontos permancer na elite do futsal santiaguense em 2013. 

Campeonato Municipal de Futsal 1ª Divisão 2012

Na noite de segunda-feira 23 de julho de 2012, aconteceu a sétima rodada do campeonato municipal de futsal da 1ª divisão. Mercenários e Grêmio Espe entraram em quadra para um confronto de equipes com projetos diferentes no certame. O Mercenários investiu alto em busca do título, já o time espeano com um grupo da casa busca a permanência na elite do futsal santiaguense. Como esperado o Mercenários teve o domínio do jogo, o Espe procurou fazer uma marcação defensiva para sair em contra ataques. O goleiro Mateus fez bom jogo o que ajudou o Espe a fazer um primeiro tempo equilibrado. O Mercenários demorou a marcar até Pablo destaque do jogo fazer bonito gol em chute forte no ângulo sem defesa para Mateus. O Espe procurou ter calma para não facilitar as ações ofensivas do adversário. O time espeano voltou para o segundo tempo com a dificíl missão de equilibrar o jogo, Alisson fez boa jogada venceu a marcação, tirou do goleiro Jorginho, a bola caprichosamente bateu na trave, saindo para fora. O placar de 4 (quatro) a 0(zero) já era um castigo para o Espe pelas oportunidades perdidas. Edison teve a chance de marcar a bola mais uma vez encontrou a trave. Pablo e Pirulito jogadores experientes do futsal santiaguense, foram os responsáveis por mais três gols. No final da partida Alisson finalmente fez o gol espeano. Final do jogo Mercenários 7 (sete) a 1(um). O time espeano enfrenta na próxima rodada o São Jorge que luta pela primeira vitória no campeonato. 

Campeonato Municipal de Futsal 1ª Divisão 2012

Espe e Bairro Preto fizeram um jogo movimentado na noite fria da última sexta-feira. O Bairro Preto com seis pontos jogou desfalcado de alguns jogadores do elenco que está representando a cidade de Itacurubi. O Espe depois de duas derrotas contra adversários que estão na ponta da tabela tinha a obrigação de marcar pontos. Com dificuldades para formar o time devido aos desfalques de Mendes, que não se encontra-va em Santiago e André com lesão, o técnico espeano improvisou Lebrinha como fixo. A resposta foi ótima o atleta fez grande jogo, marcou o jogador Danilo destaque do time do Bairro Preto. A partida ficou empatada até os onze minutos quando em dois contra ataques bem executados o time itacurubiense fez 2(dois) a 0(zero). O time espeano não deixou de atacar após criar algumas boas oportunidades, cobrou rápido uma falta onde Piecha e Márcio fizeram tabela para Márcio marcar o primeiro gol espeano. O jogo foi para o intervalo aberto com ambos os times procurando vencer a partida. O Bairro Preto iníciou o jogo cauteloso esperando um erro do adversário. Para o Grêmio Espe só restava buscar atacar o adversário, o Bairro Preto levou sorte após Lebrinha disputar uma jogada a bola sobrou para o atacante marcar Bairro Preto 3(três) a 1(um). Com o gol sofrido o treinador espeano parou o jogo ao pedir tempo, fez duas trocas e passou a marcação para a saída de bola do adversário. Edison que teve atuação destacada fez boa movimentação recebeu passe e na saída do goleiro marcou o segundo gol do Espe no jogo. O time continuou apertando a marcação e em uma cobrança de escanteio novamente Edison teve calma para empatar o jogo. o 3(três) a 3(três) tornou o jogo mais cadenciado com as duas equipes procurando ter a posse da bola. A partida bem disputada ainda reservou para o final momentos eletrizantes com o Bairro Preto fazendo o quarto gol em chute forte rasteiro que venceu ao goleiro Jean Guasso do Espe. O Espe fez nesse jogo uma partida de superação e foi recompençado com um gol que teve a participação de todos os jogadores em quadra trocando passes Piecha rolou para Leandro Oliveira empatar o jogo novamente. O empate deixou o Bairro Preto em uma boa posição na tabela, para o Grêmio Espe o resultado deixa o time precisando pontuar nos próximos jogos para buscar a classificação entre os oito clubes que vão para a fase de quartas de final.

Campeonato Municipal de Futsal 1ª Divisão 2012

Depois de uma semana parado o municipal de futsal voltou a ter rodada na noite de ontem. Juventus e Grêmio Espe fizeram o jogo da abertura da rodada, em uma partida de marcação forte o Espe fez um bom jogo contra a forte equipe do Juventus. O time espeano fez uma marcação dentro de sua quadra de defesa saindo nos contra ataques. Com maior posse de bola o Juventus trocou passes procurando vencer o forte sistema de marcação do Espe. A partida permaneceu empatada em zero a zero até os quatorze minutos de jogo quando o setor defensivo do Espe vacilou perdendo a bola para o jogador juventino que chutou forte no ângulo sem chance de defesa para o goleiro Jean do Espe. O jogo continuou equilibrado com o Espe saindo um pouco mais ao ataque, o fixo Douglas Mendes fez boa jogada que terminou com ótima defesa do goleiro André. Mendes ainda disperdiçou um tiro livre chutando por cima do gol juventino. Após o intervalo as equipes retornaram com mais disposição ainda o que tornou o jogo mais franco. Os espeanos procuravam o empate, já a Juventus teve os espaços que ainda não tinha conseguido na partida. Em um contra ataque bem trabalhado a Juventus fez 2(dois) a 0(Zero). O aguerrido time do Espe estava fazendo um bom jogo, procurando atacar mais vezes chegou ao seu gol em um contra ataque rápido Mendes chutou a bola ainda desviou no jogador de defesa da Juventus vencendo ao goleiro André. O gol deu novo ânimo ao Espe que adiantou a marcação em busca do empate. A Juventus tem jogadores rápidos que tocam bem a bola, mais uma vez foram eficientes no ataque aproveitando a necessidade do Espe de empatar contra atacou com perfeição para celar o placar do jogo. Final Juventus 3(três) a 1(um). O Espe joga na próxima sexta-feira contra o Real Abille outro time postulante ao título do certame de 2012. 

Campeonato Municipal de Futsete Sub 13

ESPE Sub 13 - Vice Campeão Municipal Futsete
ESPE Sub 13 - Vice Campeão Municipal Futsete

O sonho de ser campeão dos pequenos espeanos foi adiado mais uma vez, mas somos sabedores que esse título virá no futuro. Em pouco tempo de trabalho a escolinha já colheu ótimos frutos, chegando a mais uma final. É verdade que pela segunda vez os pequenos espeanos são vice campeões municipais, mas também é verdade que poucos chegam a duas finais com pouco tempo de trabalho e isso só nos da a certeza que estamos no caminho certo. O Espe não vai desaparecer do cenário munícipal enquanto tiver uma só pessoa vestindo nossa camisa com esse brilhantismo, vontade de vencer, cabe a nós espeanos reconhecer a vitória do Mercenários, com volume de jogo e dois ou três meninos diferenciados fisicamente foram merecedores do título. Por esse motivo deixamos a mensagem aos nossos meninos e seus pais. Abracem seus filhos e lhes dem o que eles mais precisam nesse momento, carinho, amor e principalmente deixar claro a eles que para todos nós o maior titulo é a existência deles em nossas vidas. Nós da família que dirige o clube sempre vamos nos esforçar para dar o melhor possível para que o Domingos continue esse trabalho junto aos meninos no sentido de primeiro formar cidadãos e depois dar o início para quem sabe um dia podermos colher frutos no futebol. Grande abraço a todos vocês familiares e atletas do nosso Grêmio Espe.     

Campeonato Municipal de Futsal 1ª Divisão 2012

Na fria noite de sexta-feira o time do Espe entrou em quadra para jogar a terceira partida do municipal de futsal deste ano. Após vencer o Sem Limites na rodada passada o adversário do jogo e o conhecido Corinthians. O Espe iníciou bem o jogo criando boas oportunidades para marcar. Em uma cobrança de falta Cristiano recebeu passe e fez Espe 1(um) a 0(zero). O Corinthians reagiu com o veterano Marques que em jogada de fundo de quadra colocou a bola na saída do goleiro Mano, empatando o jogo. O time espeano após sofrer o gol sentiu o gol sofrido passou a errar na marcação e em dois lances parecidos permitiu aos corintianos marcarem mais duas vezes. O 3(três) a 1(um) deu tranqulidade ao Corinthians que fez boa marcação para ir para o intevalo com a boa vantagem. O Espe não voltou bem no segundo tempo marcou mal e não aproveitou as oportunidades para descontar o placar. O Corinthians marcou mais uma vez chegando aos 4(quatro) a 1(um). Leandro Piecha marcou o segundo gol espeano em uma partida para ser esquecida pelo Espe. A noite ruim do Grêmio Espe terminou com um gol onde houve falha defensiva do Espe, fim de jogo Corinthians 5(cinco) a 2(dois). O Espe tem uma semana de folga agora para treinar e concertar os erros para os próximos jogos.

Campeonato Municipal de Futsete Sub 13

Grêmio Espe 3 x 3 Estação - Prorrogação 1 x 1 - Penaltis Espe 4 x 3
Grêmio Espe 3 x 3 Estação - Prorrogação 1 x 1 - Penaltis Espe 4 x 3

Na tarde de quinta-feira feriado religioso os meninos espeanos mais uma vez conquistaram uma grande vitória no cenário municipal de futebol. Grêmio Espe e Estação fizeram um grande jogo na semi-final do municipal Sub 13. O time espeano desde o início da partida procurou atacar ao seu adversário. O time do Estação atual campeão da categoria não conseguiu sair da marcação pressão do Espe. E foi assim que Vagner aproveitou-se da indecisão do goleiro e marcou de cabeça Espe 1(um) a 0(zero). A partida que o time de meninos estava apresentando era de encher os olhos dos torcedores. Com troca de passes e jogadas em velocidade o time foi soberano no primeiro tempo. O professor Domingos alertava ao tempo todo para não fazer faltas. A bola parada é a grande arma do time do Estação. O Espe fez o 2(dois) a 0(zero) em mais uma linda jogada que teve a conclusão perfeita do atacante Vagner. O Estação reagiu e em uma jogada do camisa nove descontou, Espe 2(dois) a 1(um). A partida disputada lance a lance tinha dramaticidade e em um contra-ataque fulminante Vagner recebeu lindo passe que atravesou a área para marcar Espe 3(três) a 1(um). O aguerrido time do Estação não desistiu, buscou o gol que veio em uma bola parada que foi lançada para dentro da área parando nas redes do goleiro Mateus. A partida estava nos minutos finais quando o árbitro do jogo marcou falta equivocadamente contra o Grêmio Espe. O menino do Estação cobrou com perfeição no ângulo empatando o jogo em 3(três) a 3(três). A partida foi para a prorrogação, o Estação conseguiu pela primeira vez passar na frente do placar marcando 1(um) a 0(zero) ainda nos primeiros cinco minutos da prorrogação. O Espe agora tinha que tirar forças sabe-se lá de onde para buscar o empate. No fim do jogo o menino Alisson foi o iluminado cobrou falta de longe encobrindo o goleiro do Estação empatando o jogo em 1(um) a 1(um) na prorrogação. Agora é penaltis, sem duvida os meninos espeanos foram frios não houve erros quatro cobranças perfeitas. O menino mateus ainda tão pequeno foi heróico ao defender dois penaltis e colocar o Sub treze espeano em mais uma final. Os meninos com idade de onze e doze anos na maioria chegam com méritos de gente grande, pela forma que bateram as penalidades. A final é contra o Mercenários de Nova Esperança do Sul, um time muito bom com um elenco quase na totalidade com treze anos.  

Campeonato Municipal de Futsal 1ª Divisão 2012

Time espeano busca a reabilitação na segunda rodada do municipal de futsal 2012. Na noite de ontem Grêmio Espe e Sem Limites fizeram um ótimo jogo, com boa movimentação ambas as equipes tiveram várias oportunidades de marcar os gols. Com a necessidade de vitória já que ambos tinham estreiado com derrota. A partida foi aberta com destaque para os goleiros que tiveram trabalho durante o jogo. Aos 7 minutos de jogo  Luzardo abriu o placar para o Sem Limites cobrando falta . O Espe teve seu treinador expulso por ponderar uma jogada que no entendimento do técnico tinha acontecido falta, que não foi marcada pelo árbitro. Valter Costa passou a comandar o time no jogo que não se abateu com o gol sofrido e em jogada com boa troca de passes Cristiano teve calma para encobrir o goleiro e empatar o jogo. O gol do time espeano tranquilizou os jogadores que com posse de bola e boa marcação passou a comandar a partida. O Espe foi eficiente e com qualidade fez 2(dois) a 1(um). Alisson entrou no jogo e nos poucos minutos que participou do jogo foi decisivo. Robou a bola entrou na área e foi derrubado sofrendo penalti. Mendes cobrou com força sem chance para o goleiro do Sem Limites. Com a vantagem de 3(três) a 1(um) o time espeano foi para o intervalo disposto a segurar a vantagem conquistada. Como esperado o Sem Limites voltou precionando a saída de bola o Espe tinha a vantagem do contra ataque na partida. Mano fez um jogo muito bom, seguro com defesas importantes deu tranquilidade ao time que se defendeu bem. Lebrinha teve a oportunidade de ampliar mas parou no goleiro e na trave em duas oportunidades. Faltando dois minutos Luzardo marcou o segundo gol do Sem Limites em um chute forte no ângulo, Mano ainda tocou na bola. Fim de jogo Espe 3(três) a 2(dois), vitória importante para o time que tem um jogo difícil contra o rival Corinthians na sexta-feira.

Campeonato Municipal de Futsal 1ª Divisão 2012

Ginásio Municipal - Rodada Abertura
Ginásio Municipal - Rodada Abertura

Grêmio Espe estréia com uma derrota na 1ª Divisão do futsal santiaguense deste ano. O time espeano começou muito bem a partida contra o tradicional rival Riachuelo, com marcação forte e jogadas em velocidade teve o controle do jogo durante praticamente todo o primeiro tempo. Com boa troca de passes o time fez 1(um) a 0(zero) com o fixo Douglas Mendes que foi ao ataque recebeu passe dentro da área para marcar. O Espe continuou bem no jogo e mais uma vez marcou em um contra ataque muito rápido Leandro Piecha que havia entrado no jogo teve o trabalho só de escorar contra a trave, Espe 2(dois) a 0(zero). O Riachuelo também tem um time jovem e como manda a tradição buscou a superação no jogo. O Espe errou na saída de bola sofrendo o primeiro gol em um chute rasteiro. Cristiano cobrou tiro livre na trave do goleiro riachuelista. Nos minutos finais do primeiro tempo o Riachuelo teve um gol confirmado que a bola entrou após cobrança de lateral, a arbitragem viu um toque do goleiro JEAN do Espe. Com o 2(dois) a 2(dois) ambos os times voltaram dispostos a buscar a vitória. Os espeanos criaram várias oportunidades Leandro Piecha no início do segundo tempo dominou no peito e acertou o travesão a bola picou na quadra, o árbitro não confirmou o gol. Márcio Monteiro com boa atuação acertou mais duas vezes a trave do goleiro do Riachuelo. Edison também levou perigo contra o gol riachuelista mas parou nas defesas do goleiro. As oportunidades não aproveitadas pelo Espe foram muito bem aproveitadas pelo Riachuelo que fez dois gols em contra ataques dando números finais ao jogo. Riachuelo 4(quatro) a 2(dois).

Campeonato Municipal de Futsete Sub 13

Grêmio Espe  3 x 0  Criança Feliz
Grêmio Espe 3 x 0 Criança Feliz

Na tarde deste domingo o time Sub treze do Grêmio Espe entrou em campo pelas quartas de final do campeonato municipal de categoria de base. A equipe da Escola de turno oposto Criança Feliz tem um trabalho de base coordenado por munitores do município experientes no futebol. Cavalinho tem uma bonita história no futebol santiaguense e trabalha com crianças a muitos anos. Os meninos do time espeano tem um trabalho mais recente com um projeto que está buscando ainda uma melhor estrutura. Domingos Pinto, que está a frente do trabalho vem conquistando aos poucos bons resultados. Em 2010 o Grêmio Espe de Futebol recebeu o convite de iniciar novamente a escolinha. Apesar de saber das dificuldades prontamente o diretor de futebol do Espe aceitou o desafio. Os meninos deram grande retorno com conquistas brilhantes para a escolinha. Mais uma vez Domingos e seus meninos representaram muito bem a tradição espeana, com raça e disposição tática fez um grande jogo nesta tarde. Teve o controle da partida o tempo todo. Criou várias situações de gol mas o bom goleiro do Criança Feliz estava em um bom dia. O Espe atacou o tempo todo. Após um escanteio em jogada treinada os meninos venceram a defesa adversária fazendo 1(um) a 0(zero). No segundo tempo o time do Criança Feliz saiu para o jogo a partida ficou aberta com ambos os times buscando atacar o adversário, mas os espeanos foram eficientes e marcaram mais duas vezes. Final de jogo Grêmio Espe  3 x 0 Criança Feliz. Classificados mais uma vez para as finais de um certame municipal os pequenos espeanos sabem que os próximos adversários seram mais qualificados ainda, mas a tradição do clube tem jogado junto com o time que busca a vaga na final no próximo domingo. 

Campeonato Municipal de Futebol 1ª Divisão 2012

Corinthians  4 x 2  Grêmio Espe
Corinthians 4 x 2 Grêmio Espe

Na tarde deste sábado teve início a fase de jogos eliminatórios do campeonato municipal de 2012. Espe e Corinthians fizeram o jogo de abertura das quatro partidas da fase. O campo pesado pelas chuvas durante a noite foi mais prejudicado ainda pelo excesso de aréia que foi colocado no campo. A pintura do gramado também foi outro ponto negativo da rodada que iníciou a definição dos semi-finalistas da competição. Parece que a reunião realizada pelo presidente da Liga com os diretores do clube ficou só no livro Ata já que ambos os times estavão prontos no horário marcado mas o trio de árbitros chegou ao campo de jogo as 13h e 25m, o jogo estava marcado para as 13h e 30m. A partida iníciou as 14:00h, parece que os clubes estão organizados já os responsáveis pela estrutura da competição está muito longe do ideal. Um presidente não pode fazer tudo sozinho se quem diz que vai ajudar na verdade atrapalha. Mas todos esses problemas não influenciaram na grande partida realizada pelo Corinthians que foi merecedor da vitória. O Espe procurou atacar o adversário o tempo todo com essa atitude de quem tinha que vencer o jogo deu os contra ataques para os corintianos que em jogada pelo flanco direito Rafael chutou rasteiro marcando 1(um) a 0(zero). Os espeanos continuaram atacando, Cristiano fez jogada pela entrada da área, deu um chute forte no ângulo o goleiro Sapo do Corinthians fez grande defesa. Em outro lance de Cristiano saiu o gol de empate do Espe a defesa se atrapalhou para afastar o cruzamento e Pirulito oportunista empatou o jogo. As equipes disputavam o jogo com muita vontade como esperado. Aos 41min Pablo escorou de cabeça cobrança de escanteio fazendo 2(dois) a 1(um) Corinthians. O intervalo do jogo foi para motivar o time do Espe para buscar o empate e a virada. Mas o Corinthians foi cirurgico no primeiro contra ataque do segundo tempo Pablo fez lindo gol em um chute da entrada da área sem chance de defesa para Gabriel. Com a vantagem de 3(três) a 1(um) o Corinthians procurou marcar forte dentro do seu campo de defesa o que dificultou para o Espe que foi valente trocou jogadores atacou com todo o time praticamente mas a tarde não era espeana e mais uma vez marcou mal sofrendo o quarto gol. Alisson que entrou faltando 18(dezoito) minutos para terminar o jogo fez o que o time tinha que ter feito, buscou o jogo criando boas oportunidades para o time espeano aos 36(trinta e seis) minutos Márcio Monteiro chutou rasteiro contou com a falha do goleiro Sapo do Corinthians para marcar o segundo gol do Espe. O final da partida foi de bolas erguidas na área corintiana que soube defender-se. Fim de jogo Corinthians 4(quatro) a 2(dois). Para nós espeanos resta agora lutar no Futsal para fazer um campeonato melhor que em 2011 quando o time buscou na última rodada a permanência na 1ª Divisão.  

Campeonato Municipal de Futsal 1ª Divisão 2012

Foto: Takão/2012
Foto: Takão/2012

Na noite desta terça-feira o Grêmio Espe fez mais um treino do time de futsal que irá disputar o campeonato municipal de futsal da 1ª Divisão. Os espeanos estão treinando firme para que neste ano o time realize uma campanha melhor do que no ano passado quando o time lutou até a última rodada para permanecer na elite. O clube fez nesse ano um planejamento melhor buscou reforços e principalmente esses reforços vieram praticamente de dentro do clube. Neste ano o Espe fez 15(quinze) anos de fundação e como em 1997 a maioria dos jogadores são do Esqd Cmdo e do 1º Pel PE. Como diz a letra do hino espeano "Nos gramados ou nas quadras campeão Grêmio Espe nossa gente orgulho de uma Nação com a garra do primeiro pelotão exaltando Santiago em toda nossa região". O certame deste ano começa dia 25 de maio, o Espe estréia dia 28 segunda-feira contra o Riachuelo.

20ª RUA DO LAZER - 2012

Escolinha do Grêmio Espe
Escolinha do Grêmio Espe

Meninos CAMPEÕES da 20ª Edição da Rua do Lazer, a escolinha do Grêmio Espe conquista o primeiro título do ano na base. O foco principal dos diretores espeanos trás frutos ao clube desde o ano passado quando foi vice campeão Municipal na categoria Sub 11. Neste ano o clube está participando do Sub 13 e Sub 15. Mas vai participar ainda do Sub 9 e Sub 11 no segundo semestre. A competição da 20ª Rua do Lazer contou com meninos nascidos no ano 2000/2001, na modalidade futsal. Grêmio Espe 4 x 0 Real Madrid A - Grêmio Espe 11 x 0 Real Madrid B - Grêmio Espe 4 x 1 Riachuelo. Na final Grêmio Espe 6 x 3 Real Madrid A. Os goleadores foram Fernando (5)gols, Vagner (5)gols, Daniel (4)gols, Bruno (2)gols, Leonardo (2)gols, Marlon (2)gols, Pedro (2)gols, Guilherme, Moisés e Artur.  

Campeonato Municipal de Futebol 1ª Divisão 2012

Grêmio Espe  0 x 5  Sirtec
Grêmio Espe 0 x 5 Sirtec

A última rodada da fase classificatória do municipal 2012, foi empolgante com muitos gols em todos os jogos. A partida entre Grêmio Espe e Sirtec foi equlibrada durante todo o primeiro tempo, a marcação forte de ambos os times só foi vencida pelos atacantes no final do primeiro tempo. Emanuel cobrou falta, Ricardo deu rebote e Mosquito fez Sirte 1(um) a 0(zero). O time espeano foi para o jogo com algumas ausencias por estarem com cartões amarelos. Os jogadores que entraram não estão com o mesmo entrosamento por esse motivo o time espeano teve dificuldades na construção das jogadas ofensivas. No retorno do segundo tempo André foi substituído por ter recebido cartão amarelo, Alisson entrou no jogo. A equipe do Sirtec com a vantagem no placar passou a explorar os contra ataques no jogo levando perigo com jogadas em velocidade. Após a lesão do jovem zagueiro Muskitu do Espe e logo em seguida o outro zagueiro Luís Antonio também sofreu lesão não podendo continuar no jogo. O Espe ficou vulnerável na sua defesa não suportando a pressão ofensiva do adversário que com qualidade fez três gols em sequência. O 4((quatro) a 0(zero) fez o time espeano sentir as dificuldades encontradas na partida. O destacado Mosquito atleta do Sirtec ainda fez bonito gol em chute da entrada da área no ângulo do goleiro Ricardo que nada pode fazer para evitar a derrota no jogo. O Espe não esperava fazer um final de fase ruim, mas de agora até o final do certame é outra competição, os jogos são eliminatórios o que não permite mais erros.  

Campeonato Municipal de Futebol 1ª Divisão 2012

Grêmio Espe 2 x 2  Estação
Grêmio Espe 2 x 2 Estação

Agora só falta uma rodada e o Campeonato está emocionante, após oito rodadas não tem definições de qual adversário vai enfrentar na fase de mata do municipal 2012. Grêmio Espe e Estação fizeram um jogo equilibrado do início ao fim. O time espeano teve as melhores oportunidades do jogo até os vinte e cinco minutos com chutes de média distância. André fez jogada individual livrou a marcação e da entrada da área concluiu com um chute que passou raspando a trave do goleiro do Estação. A partida foi disputada e em uma jogada pela direita de ataque o Estação chegou ao seu gol com Antocheves escorando uma bola cruzada rasteira vencendo o goleiro Ricardo. No final do primeiro tempo Márcio Monteiro cobrou falta a bola bateu no travesão e Gederson concluiu no rebote empatando o jogo. O Espe voltou do intervalo com o mesmo time a partida continuou disputada com ambos os times marcando forte diminuindo os espaços no jogo. O treinador espeano trocou alguns jogadores para dar oportunidades aos jogadores reservas. Alisson deu boa contribuição com dribles rápidos levou perigo várias vezes ao goleiro do Estação. Aos trinta e quatro minutos Giba marcou o segundo gol espeano em um chute rasteiro no canto direito do goleiro do Estação. O jogo ainda estava aberto o Estação do treinador Gilmar Pedroso, comandado em campo pelo experiente Adriano continuou levando perigo aos quarenta e dois Lenonn cobrou falta para a área a bola passou por toda a área bateu na trave e entrou, mais uma vez um gol no final do jogo tirou a vitória do Grêmio Espe. No próximo sábado as 14:00h, no Estádio Municipal o Espe faz a última partida da fase classificatória contra o time do Sirtec. 

Campeonato Municipal de Futebol 1ª Divisão 2012

Grêmio Espe 0 x 2 América
Grêmio Espe 0 x 2 América

Na tarde fria de 28 de abril SER América e Grêmio Espe fizeram um jogo movimentado pela sétima rodada do certame municipal de 2012. Este confronto já é um dos mais antigos de Santiago-RS, o time espeano completou este ano 15(quinze) anos de fundação, sendo que desde 1997 os times enfrentam-se em municipais. O time alve verde do Alto da Boa Vista é o atual campeão, tem bom time conta com jogadores que foram profissionais como Elton, que foi jogador do Grêmio-POA, Santa Cruz-RS e outros clubes do Brasil. Mas o time espeano tem um time com uma base de três anos. O Espe fez bom jogo tendo grande posse de bola no jogo. Gederson teve a oportunidade de abrir o placar mas ao chutar na saída do goleiro Rafael tirou demais errando assim o gol. O Espe atacava com força dominando o jogo, Paulo Monteiro recebeu passe ficando cara a cara com o bom goleiro Rafael, tocou a bola consciente que rebateu no goleiro voltando no corpo de Paulinho e saindo para fora. O time americano conta com bons jogadores em seu elenco, foi aos poucos melhorando no jogo criando oportunidades em jogadas de bola parada. O Espe fez um primeiro tempo muito bom mas errou nas finalizações. No final do primeiro tempo Douglas cobrou falta na cabeça de seu companheiro que com um leve desvio fez o gol do América. A bola entrou no canto rasteira rente ao poste do improvisado goleiro Alisson que não teve o que fazer. Foi um castigo para o time que estava melhor na partida. Com a vantagem no placar o América com certeza voltaria melhor para o segundo tempo, já o Espe providenciou a entrada do goleiro Ricardo que veio para o segundo tempo junto com o experiente Pirulito. Os primeiros quinze minutos do jogo foram de marcação com poucas oportunidades de gol. Os espeanos não voltaram bem no segundo tempo, assim foi realizado algumas substituições, Leandro entrou no lugar de Gederson e Robson no lugar de Giba. Com jogadores descansados o Espe voltou a levar perigo contra o gol americano. O América tinha o contra ataque como uma arma na partida. Em um lançamento de Elton para Xereco o América conseguiu a oportunidade que estava esperando no jogo, André Luís disputou a jogada dentro da área com Xereco que caiu, o árbitro marcou penalti. Douglas cobrou e fez América 2(dois) a 0(zero). A partida foi disputada e o Espe continuou buscando seu gol. Pirulito cobrou falta quase perfeita, a bola beijou o travesão do gol americano saindo para fora. Final do jogo com vitória do América em um jogo onde os espeanos mereciam melhor sorte pela partida que jogaram. Na rodada do dia 1º de maio o Espe enfrenta o Estação no campo do SER América as 16:00h. 

Campeonato Municipal de Futebol 1ª Divisão 2012

Grêmio Espe 2 x 1 Grenal
Grêmio Espe 2 x 1 Grenal

Time espeano vence clássico contra o Grenal e chega a 10(dez) pontos na tabela de classificação. A vitória garantiu o Espe na fase de mata do municipal 2012. Para surpresa dos espeanos o Grenal entrou para o jogo com nove jogadores em campo. Mas o time tricolor do bairro Ana Bonato tem tradição de quatro conquistas municipais desde que a Liga Santiaguense de Futebol foi fundada. Seus bravos jogadores foram guerreiros e fizeram um jogo de superação igualando a partida. O time espeano fez um início de jogo muito ruim com uma apresentação abaixo dos últimos jogos cometeu erros dando oportunidades para o Grenal criar situações de gol. Aos 25(vinte e cinco) minutos de jogo o Grenal colocou mais um jogador na partida ficando assim com dez atletas em campo. Os erros do time espeano foram tantos que o Grenal aproveitou para marcar 1(um) a 0(zero), em um lance dentro da área após o destacado goleiro Gabriel defender um chute cara a cara com o atacante, a bola deu rebote batendo no adversário, entrando no gol espeano. Após sofrer o gol o time espeano acordou passou a criar situações de gol com chutes de meia distância, Rossano acertou a trave do goleiro Jorginho do Grenal. aos 38 minutos de jogo Gederson bateu para mais uma defesa de Jorginho. O gol espeano estava próximo Márcio Monteiro cobrou falta a bola encobriu o goleiro Jorginho, empatando a partida. O Espe voltou do intervalo com duas alterações Paulo Monteiro e Rossano deram lugar a Túlio e Alisson, que deram nova movimentação no jogo, os jogadores do Grenal já cansados não acompanhavam os espeanos que passaram a controlar a partida. As oportunidades criadas encontravam o bom goleiro Jorginho ou a trave. Alisson entrou bem no jogo com velocidade venceu a marcação driblou o goleiro e fez Espe 2(dois) a 1(um). Este gol foi cobrado pelo treinador espeano durante todo o jogo, demorou mas veio. Chaleira único atacante do Grenal foi perigoso o jogo todo, no fim do jogo fez jogada individual acertando um chute forte na trave defendida pelo goleiro Gabriel. Fim de jogo vitória espeana que deixou o time em ótima condição na tabela de classificação.

Campeonato Municipal de Futebol 1ª Divisão 2012

Espe  9  x  1  Ponte Preta
Espe 9 x 1 Ponte Preta

O campeonato municipal de futebol teve neste fim de semana a realização da quarta rodada. Todos os jogos muito quentes, todos os clubes precisam marcar pontos. Grêmio Espe e Ponte Preta entraram em campo para um jogo chamado de seis pontos, os espeanos com quatro pontos e a macaca com três tinham a vitória como horizonte. A partida marcada para as 14:00h, tinha mais uma vez contra as equipes o forte calor no estádio Neri Cardoso. O jogo foi aberto ambos os times jogaram no ataque o Espe teve a posse de bola acompanhado por um aproveitamento muito bom. Aos 15 min Paulo Monteiro lançou Márcio que venceu a marcação foi a linha de fundo colocando Lebrinha em ótima condição na marca do penalty dominou no peito e fuzilou Espe 1(um) a 0(zero). O time da Ponte saiu para o ataque errou passe Rossano antecipou deu passe para Lebrinha que lançou Pirulito jogador experiente rolou caprichosamente para Cristiano que disparou forte chute no canto baixo direito do goleiro pontipretano, Espe 2(dois) a 0(zero). Os espeanos jogavam bem e mais uma vez trocando passes chegou ao gol Pirulito avançou driblou o goleiro e marcou Espe 3(três) a 0(zero). O aguerrido time da Ponte não deixou de buscar o seu gol mas encontrou o goleiro Ricardo Seibt em um dia iluminado com três defesas em chutes de dentro da área manteve a vantagem do Espe no jogo. Aos 40 min, Márcio sofreu falta no lado da área, Paulo Monteiro cobrou na cabeça de Pirulito que com um leve toque tirou o goleiro da jogada a bola ainda bateu no travessão antes de entrar Espe 4(quatro) a 0(zero). O time espeano voltou do intervalo com duas alterações o goleiro Gabriel fez sua estréia e Leandro substituiu Paulo Monteiro. A partida continuou elétrica o Espe manteve a postura ofensiva e Leandro que estava no banco recebeu passe dentro da área driblou o zagueiro e colocou no canto para marcar Espe 5(cinco) a 0(zero). Quando para quem estava olhando o jogo parecia que a Ponte estava batida, veio a resposta após a defesa espeana vacilar a Ponte Preta fez seu merecido gol. Mas a tarde era do Espe e Leandro outra vez marcou 6(seis) a 1(um). Pirulito antes de ser substituído marcou seu terceiro gol no jogo e deu passe após fazer grande jogada dentro da área rolou para Rossano que teve somente o trabalho de escolher o canto para fazer Espe 8(oito) a 1(um). Aos 22 min, Renato Genro fez as alterações colocando Mário, Túlio e Otávio no jogo. A Ponte ainda lutava no jogo mas conheceu Gabriel que fez grandes defesas impedindo a macaca de marcar. Alisson que havia substituído Pirulito mais uma vez fez bom jogo com velocidade criou boas jogadas, marcou seu gol após vencer a defesa e driblar o goleiro para marcar Espe 9(nove) a 1(um). Mário ainda teve a chance de marcar mas a bola caprichosa acertou o travesão. Grande vitória do time espeano que chegou aos sete pontos ficando em quarto lugar na tabela. 

Campeonato Municipal de Futebol 1ª Divisão 2012

Grêmio Espe  1 x 1  Bela União
Grêmio Espe 1 x 1 Bela União

Na tarde escaldante deste sábado 10 de março na cidade de Santiago, Grêmio Espe e Bela União entraram em campo pela terceira rodada do campeonato municipal da primeira divisão. O time espeano buscava a recuperação depois da derrota na segunda rodada. Já o Bela União ainda sem marcar pontos entrou precionado por uma campanha ruim neste ano. O Espe com vários jogadores do elenco impossibilitados por motivos profissionais de participar do jogo entrou com varios jovens que ainda buscam espaço no time titular. Todos aproveitaram a oportunidade mas sem dúvida Alisson foi o grande destaque do Espe no jogo. A partida ficou cadenciada devido ao forte calor até o Espe abrir o placar em jogada de troca de passes que envolveu a defesa do Bela União, Márcio deu passe perfeito para Alisson fazer 1(um) a 0(zero). O Bela União chegou ao empate em seguida Natanael escorou de cabeça em escanteio. 1(um) a 1(um). Já no final do primeiro tempo Rossano teve a grande oportunidade de marcar o segundo gol espeano mas chutou para fora uma sobra de bola no escanteio. Os times foram para o intervalo com uma certeza o calor era o grande adversário da tarde. O Estádio Alceu Carvalho recebeu bom público para o jogo. O Bela União procurou atacar deixando espaços para o Espe atacar em velocidade. Darzone e Natanael são bons jogadores e em chutes de média distância deram trabalho para o goleiro Ricardo do Espe. Douglas Mendes teve sua oportunidade em chute da frente da área que foi para fora. Lebrinha também teve sua chance mas chutou para fora assustando o goleiro Sandro do Bela União. Aos 35 minutos Alisson escapou livre venceu a jogada em velocidade, dentro da área chutou em cima do goleiro Sandro. Final de jogo o empate em 1(um) a 1(um) foi justo pelo que os times fizeram em campo.  

Campeonato Municipal de Futebol 1ª Divisão 2012

Riachuelo  2 x 0 Grêmio Espe
Riachuelo 2 x 0 Grêmio Espe

Na tarde quente do último sábado em Santiago Grêmio Espe e Riachuelo fizeram mais um bom jogo pelo campeonato municipal da primeira divisão deste ano. Ambos os clubes venceram seus jogos de estréia por este motivo havia uma expectativa de um grande clássico. Espeanos e Riachuelistas fizeram um jogo pegado de forte marcação quase sem oportunidades de gol até os vinte e seis minutos do primeiro tempo, quando em jogada de bola parada o goleiro do Riachuelo saiu mal do gol soltando a bola nos pés do atacante Márcio Monteiro que tirou a marcação da defesa, passou a bola para Cristiano Costa que tentou fazer o gol por cobertura obrigando o goleiro do Riachuelo a fazer grande defesa. O Riachuelo deu o troco na mesma moeda e também em uma bola parada criou a oportunidade que estava esperando a bola erguida para a área picou enganando ao zagueiro Rogério Boeira indo de encontro com seu braço, o árbitro perto do lance marcou penalti. Vaguinho cobrou com perfeição abrindo o placar da partida. Cinco minutos depois de marcar o Riachuelo teve mais uma bola parada desta vez Bruno surpreendeu ao goleiro Ricardo que vinha bem no jogo, em chute de longa distância marcou bonito gol ampliando a vantagem do Riachuelo para 2(dois) a 0(zero). A partida foi para o intervalo com o time espeano em desvantagem. O Espe tinha que voltar diferente para tentar reagir no jogo, com apenas uma alteração no time Xirú deu lugar a Pirulito o treinador espeano mudou o esquema 4-4-2 para 4-3-3, a orientação era atacar pelos lados do campo. O forte calor agora era mais um adversário contra o Espe, o Riachuelo voltou com a proposta de tocar a bola para mater a vantagem alcançada no primeiro tempo do jogo. O Espe tentou, aplicou-se para buscar o seu gol mas o dia não era espeano. Pirulito cobrou falta que passou raspando o travesão, Cristiano Costa recebeu bom passe dominou na intermediária chutou para linda defesa de mão trocada do goleiro Riachuelista. Marcelo que substituiu Gederson que tentou voltar mas novamente sentiu a lesão que vem tirando o atleta das partidas, também tentou em duas oportunidades, chutou rasteiro cruzado para outra boa defesa do goleiro do time vermelho e branco do bairro Riachuelo. Na outra tentativa chutou forte mas a bola foi para fora. Fim de partida o time espeano sofreu a primeira derrota no certame deste ano. Sábado próximo o Espe tem mais um jogo difícil como todos deste ano, contra o conhecido Bela União.  

Campeonato Municipal de Futebol 1ª Divisão 2012

Grêmio Espe  5 x 3  Corinthians
Grêmio Espe 5 x 3 Corinthians

Time espeano vence na estréia em um jogo difícil contra o bom time corintiano. Após vários dias sem chuva em Santiago-RS, na tarde deste sábado choveu forte desde a manhã. O jogo marcado para o campo do 9º B Log foi confirmado pela diretoria da Liga. O time do Corinthians reforçou seu elenco para está temporada com jogadores rodados. O Espe também reforçou seu time com jogadores jovens, somente Pirulito é um atleta experiente. A partida já no início deu sinais de que seria um jogo aberto onde ambos os times procuravam atacar. O Corinthians começou melhor dando trabalho para a defesa espeana, que demonstrou segurança. Ricardo com boa atuação deu tranquilidade ao time. O Espe aos poucos melhorou no jogo e aos 18 minutos após a defesa corintiana falhar em cobrança de escanteio o baixo Pirulito marcou 1(um) a 0(zero). O Corinthians estava bem no jogo criando oportunidades com destaque para a bola pardada de Pablo. aos vinte e cinco minutos em uma sobra de bola Rafael chutou forte no travesão. O Corinthians continuou tentando Pablo cobrou falta obrigando ao goleiro Ricardo do Espe a fazer grande defesa. Após tanto tentar o time do bairro Vista Alegre chegou ao empate com Pablo marcando de cabeça uma bola desviada pela defesa do Espe. Os espeanos sofreram o gol de empate e reagiu em seguida, Pirulito cobrou falta o goleiro defendeu a bola tocou no travesão, voltou para o meio da área e Márcio escorou para fazer 2(dois) a 1(um) Espe. Este gol deu tranquilidade para os espeanos que foram efetivos nos contra ataques. Márcio acreditou em uma bola longa chegou na linha de fundo olhou para a área, fez cruzamento perfeito para mais uma vez Pirulito marcar de cabeça. Os corintianos passaram a errar passes no meio campo, o Espe aproveitou o momento trabalhou a bola Paulo Monteiro fez passe para Márcio que entrou na área, rolou para Lebrinha que estava entrando de frente para o gol dominou e com chute forte rasteiro marcou Espe 4(quatro) a 1(um). Este gol fechou o primeiro tempo da partida. O Grêmio Espe planejou o segundo tempo para ter posse de bola já que o Corinthians com certeza voltaria para tentar marcar um gol logo no início do segundo tempo. O Espe controlou a partida aos vinte minutos começou a trocar os jogadores, o Corinthians criou algumas oportunidades mas não marcou. Aos trinta minutos o Espe teve mais uma bola parada, Pirulito cobrou a falta o goleiro corintiano falhou na jogada espalmando para dentro do seu gol. Com o quinto gol o Espe trocou três jogadores. O aguerrido time do Corinthians lutou até o fim e nos minutos finais marcou dois gols, mas já era tarde o árbitro apitou o fim do jogo com vitória espeana. No próximo sábado Grêmio Espe e Riachuelo fazem o clássico da final do municipal de 2002, naquela final o Riachuelo levou o título.   

Campeonato Municipal de Futebol 1ª Divisão 2012

No próximo sábado o Espe entra em campo para a estréia contra o Corinthians. O time do bairro vista alegre vem reforçado para está temporada, com nomes conhecidos do futebol amador de Santiago. Sem duvida Pablo é o grande reforço corintiano neste ano. Já o time espeano manteve praticamente toda a base de 2011, mas procurou reforçar o time também. Pirulito é o maior nome, jogador consagrado nas quadras, vem do Riachuelo como grande reforço. Os jovens Leandro, Muskitu, Alisson, Robson, Douglas, Marcelo e Gabriel são todos reforços que irão representar os espeanos no certame. O time fez um treino somente contra o time do Bela União foi bem, os compromissos do treinador Renato Genro na Copa Santiago acabou atrasando a preparação do time mas como o campeonato é longo o Técnico terá tempo para buscar a melhor formação para buscar a classificação neste ano. No ano passado os clubes também se enfrentaram na abertura do campeonato naquele confronto os espeanos foram os vencedores. Espe e Corinthians já fizeram grandes jogos em municipais por tanto o torcedor que ir ao 9º B Log deve ver um bom jogo.