Notícias do Grêmio Espe

Neste ano o Espe fez sua primeira participação no Municipal de Futebol Sete categoria livre. O time fez boa campanha na competição chegando a fase semi-final para o confronto contra o Força Jovem, equipe que vem sendo o time a ser batido pelas três conquistas em três temporadas. O Força Jovem entrou com todo o favoritismo no jogo contra um Espe que vinha invicto no certame. Mas não demorou muito para o  Força ditar o rítimo da partida, exigindo que o goleiro Rutiero segura-se o zero a zero em dez minutos de total domínio do time azul da Gaspar Dutra. Após um escanteio Adriano fez 1(um) a 0(zero) escorando de barriga a bola junto a segunda trave. O time espeano não se encontrava em campo e o Força aproveitou o momento com Titoco que avançou com liberdade pelo meio de campo e da entrada da área marcou um golaço com um chute no ângulo sem chance para Rutiero. O Espe estava com dificuldade na partida, sem posse de bola não criava nada que leva-se perigo ao gol defendido por Pelego goleiro do Força Jovem. A partida foi para o intervalo com Takão buscando uma alternativa para colocar o time no jogo o que não aconteceu. O jogo voltou da mesma forma com o Força dono das ações controlando até com facilidade as tentativas do Espe. Com mais dois gols o Força Jovem garantiu a vitória por 4(quatro) a 0(zero) que levou o time a sua quarta final em quatro anos.

Ontem quarta-feira dia 18 de dezembro de 2013, o Grêmio Espe conquistou a vaga na semi-final do campeonato municipal de futebol sete livre. Espe e RB/R. dos Bastos entraram em campo buscando o mesmo objetivo chegar a classificação para continuar sonhando com o título. A partida foi igual o tempo todo com marcação forte as oportunidades eram poucas. A dificuldade de tocar a bola devido o campo estar com falhas no gramado deixou o jogo igual. O time espeano marcou primeiro com gol de Ulisses de cabeça antecipando a marcação na cobrança de escanteio. O aguerrido time do RB deu trabalho ao Espe que virou vencendo por 1(um) a 0(zero). No intervalo o que foi mais cobrado pelo grupo espeano que para vencer a partida não podinha haver falha na marcação. O jogo voltou da mesma forma ambos os times buscando a vitória, o RB passou a chutar de meia distância obrigando ao goleiro Rutiero fazer boas defesas. O Espe procurava ter o controle do jogo trocando passes em busca do segundo gol. Aos 15 minutos veio o empate do RB após uma sobra de bola o atleta do RB chutou rasteiro no canto empatando a partida. Com esse resultado o jogo estava se encaminhando para a disputa de penaltis o que não aconteceu pelo oportunisno de Chaves que concluiu uma jogada que a bola ficou pipocando na área do RB. Esse gol chorado colocou o Espe na Semi-Final do Municipal de Futebol Sete 2013.

No último jogo da fase classificatória Grêmio Espe e Ponte Preta entraram em campo praticamente para cumprir tabela, principalmente o Espe que já havia conquista a classificação para as quartas de final.  O time da Ponte ainda precisava de um ponto para se garantir. O jogo iníciou com os pontepretanos impondo jogadas de velocidade chegou ao primeiro gol aproveitando o contra-ataque. O Espe estava bem na partida criando boas oportunidades, após uma troca de passes Chaves apareceu dentro da área para concluir uma jogada de fundo do campo empatando a partida. No segundo tempo o jogo ficou mais tocado com os times trabalhando mais as jogadas com posse de bola. O time espeano adiantou a marcação em busca do segundo gol, mas quem marcou foi a macaca mais um contra-ataque perfeito para fazer 2(dois) a 1(um). A partida se encaminhava para uma vitória da Ponte Preta até Leonardinho concluir uma boa jogada com a perna direita que não é a boa, a bola tocou no pé da trave antes de entrar, empatando o jogo. Nos minutos finais ambos os times administraram o jogo já pensando nas quartas de final.

Time Sub 11 do Grêmio Espe sagrou-se campeão municipal nesta noite 13 de dezembro de 2013. Após uma campanha de vitórias o time espeano chegou ao título com merecimento. O adversário Corinthians não compareceu para o jogo final o que deixou uma pequena lacuna na competição. O que importa mesmo que nosso torcedor compareceu ao ginásio para junto com nossos pequenos atletas comemorar o título. Após a final do Sub 17 aconteceu a premiação com entrega do troféu aos campeões a equipe do São Jorge foi o Vice Campeão. Com mais essa conquista o Grêmio Espe consolida o seu Projeto de Clube Formador de Atletas e cidadãos, cada vez mais os meninos ganham espaço na história vencedora do time da força, raça e união, nos gramados e nas quadras campeão. No dia de amanhã começa a 5ª Copa Santiago de Futsal Menor, vamos participar em duas categorias Sub 11 e Sub 13.

III Taça Fronteira de Futsal - Sub 13

Foto: Daniel Pahim
Foto: Daniel Pahim

Ontem sábado dia 7 de dezembro de 2013 na cidade de São Gabriel aconteu os jogos da fase final da III Taça Fronteira de Futsal categoria de base. Grêmio Espe é o vice campeão da categoria Sub - 13. A taça teve início em abril com jogos de ida e volta. O time espeano enfrentou na semi-final o Cruzeiro representante de São Gabriel, o jogo começou equilibrado como Espe criando boas oportunidades que paravam no goleiro estrelado. O time santiaguense chegou ao primeiro gol com Luyam em um chute preciso no ângulo do gol defendido pelo goleiro do time da casa. Outra vez Luyam foi decisivo na partida fazendo Grêmio Espe 2(dois) a 0(zero). Apartir dai o Cruzeiro teve que sair para o jogo em busca do empate, o Espe aproveitou bem os espaços que o adversário deixou na partida chegando a uma vitória pelo placar de 7(sete) a 0(zero) com detaque para o jogo coletivo apresentado pelo time. Na outra semi-final o América Sant'anna de Santa Maria goleou por 18(dezoito) a 0(zero) o Bate Bola de Caçapava do Sul. O time santamariense que jogou uma final do citadino de Santa Maria antes de viajar para São Gabriel chegou com seus atletas desgastados para a final. Quando a bola rolou para os dois melhores times da Sub 13 se enfrentarem a espectativa era de um grande jogo o que aconteceu. Os primeiros minutos dos jogo teve equilíbrio o Espe procurou marcar o time do América o que funcionou até o camisa 5 Bernardo fazer 1(um) a 0(zero). Com o gol o Espe mudou o posicionamento colocou Renan Pires no jogo o que melhorou o time. Mas o conjunto do time de Santa Maria é muito bom o que apareceu em duas oportunidades com Thales e mais uma vez Bernardo chegando aos 3(três) a (zero). Nos minutos finais o Espe marcou com Pedro Müller colocando o time no jogo novamente. O intervalo foi para ajustar uma forma de jogar sem se expor tanto aos contra ataques do Sant'anna. O time santiaguense procurou ficar mais tempo com a bola, deu certo até o América fazer o quarto gol. Renan marcou novamente para o Espe. A partida final é nervosa com a desvantagem no placar e se tratando de uma final o time espeano foi ao ataque em busca do empate sofrendo com os contra ataques do América Sant'anna. Quando faltavam 5(cinco) minutos Vitor fez o terceiro gol do Espe e logo em seguida Renan Pires fez o quarto gol do Espe na Final. O time santiaguense teve seu capitão Luyam descontado na partida com uma lesão no pé logo no início do jogo não conseguiu manter o futebol que apresentou na semi-final. Fim de partida vitória do time santamariense por 9(nove) a 4(quatro), o Espe é o Vice Campeão em sua primeira participação em uma competição de nível estadual.

Campeonato Municipal de Futsal Sub 11

Foto: Grisélia Thones
Foto: Grisélia Thones

GRÊMIO ESPE  7 x 2  JOÃO EDUARDO 


Sub 11 do Grêmio Espe venceu a semi-final e chega a mais uma final do municipal de base. O clube iníciou em 2003 um projeto de trabalhar com escolinha para crianças entre 8 e 12 anos, no ano de 2004 o time foi campeão da 1ª Copa Espe na categoria Pré-Mirim, na Mirim o Corinthians foi o vencedor. A escolinha ficou sem atividade de 2005 a 2010 quando retornou com Domingos Pinto e Sérgio Muller a frente de uma equipe formada para disputar um torneio de futebol sete no Corpo de Bombeiros. Em 2011 o time espeano chegou a final do municipal de futebol sete Sub 11 sendo vice campeão o título ficou com o corinthians. Domingos comandou os pequenos espeanos em 2012, levando o time a três finais sendo campeão em duas oportunidades no Sub 12 de Futsal e na 20ª Rua do Lazer do Riachuelo. A base do Grêmio Espe tem muita tradição em finais por esse motivo o confronto entre Espe e Corinthians mais uma vez tem tudo para ser um grande jogo. A partida pela semi-final em que o time espeano conquistou a vaga foi um confronto díficil contra um adversário que joga com marcação forte as vezes até violento. Com um minuto de jogo o time do CIEP  abriu o placar com um chute rasteiro no cantinho do gol defendido pelo goleiro Marcos. O nervosismo foi passando e em uma cobrança de falta Lucas empatou o jogo, o Espe passou a tocar a bola envolvendo o adversário que abusou das faltas. Gabriel (Esquerdinha) cobrou falta com perfeição para fazer 2(dois) a 1(um). Faltava o gol do artilheiro Gabriel Amaral que com oportunismo fez Grêmio Espe 3(três) a 1(um). Nesse momento do jogo o Espe dominava com posse de bola e boa troca de passes chegou ao 4(quatro) a 1(um) com Patrick. Utilizando-se do que o time tem de melhor a qualidade individual de seus jogadores criou boas oportunidades. Carlos entrou no jogo para reforçar a marcação o que fez o jogo ficar mais pegado ainda. O intervalo foi para Renato Genro pedir calma para o time com a vantagem boa no placar não era mais necessário atacar o tempo todo. O João Eduardo (CIEP) voltou marcando na quadra de ataque dificultando para o Espe. Marcos fez boas defesas mas não impediu o segundo gol do CIEP. Renato Genro pediu tempo para pedir para o time voltar a trabalhar a bola, os pequenos atletas fizeram o combinado e com mais dois gols de Gabriel Amaral e um de Lucas fechou o placar do jogo em 7(sete) a 2(dois) para o Grêmio Espe.   

Campeonato Municipal de Futebol Sete Livre

GRÊMIO ESPE  2 X 1  NACIONAL 

 

Na noite quente da terça-feira, 18 de novembro de 2013, o Grêmio Espe fez sua estréia no campeonato municipal de futebol sete livre. É a primeira participação do time espeano na modalidade, com um time renovado o clube aposta em uma boa campanha para salvar um ano ruim para as categorias adulto do Espe. A partida contra o atual vice campeão municipal o time do Nacional tem em seu elenco bons jogadores o que tornou o jogo equilibrado. Os primeiros minutos foram de poucas oportunidades a marcação prevaleceu os defensores controlavam bem os atacantes. Aos oito minutos de jogo o time espeano chegou pela primeira vez na partida com Pirulito. Aos poucos o Espe foi melhorando no jogo após o pedido de tempo do treinador Takão o Espe alterou o seu esquema utilizando Chaves e Leonardinho como alas a saída de bola melhorou. Fabiano entrou bem no jogo com boa movimentação criou jogadas, em uma delas Moisés Ulisses girou no marcador e na saída do goleiro fez Grêmio Espe 1(um) a 0(zero). O bom time do Nacional levou perigo com chutes de meia distância de Moisés. Aos quinze minutos uma bola alta dentro da área a defesa do Espe esperou pelo goleiro Rutiero que não chegou na bola para afastar sobrando para o atacante do Nacional empatar o jogo em 1(um) a 1(um). Os minutos finais do primeiro tempo foram de posse de bola de ambos os times. O treinador Takão fez modificações no intervalo colocando Pedro Henrique na defesa e Pedro Rogério no ataque, voltou com Pirulito mais adiantado em busca de jogadas no ataque. O jogo teve em seus primeiros cinco minutos equilibrio total com os goleiros fazendo boas defesas. O garoto Guilherme e Alisson entraram bem no jogo trocando passes curtos as jogadas do Espe envolveram a marcação do adversário. Faltando seis minutos para terminar a partida Tiago Salbego entrou no jogo com a orientação de fazer jogadas de pivô para ter mais conclusão dos meias. Alessandro e Everton Chaves voltaram ao jogo para segurar o atacante Valandro que levou perigo durante o jogo. Quando parecia que o empate seria o resultado final do jogo um contra-ataque parou nos pés de Pirulito que com calma esperou o melhor momento para marcar o gol que deu a vitória ao time espeano. Fim de jogo Grêmio Espe 2(dois) a 1(um). 

Campeonato Municipal de Futsal Sub 11

Foto: Grisélia Thones
Foto: Grisélia Thones

GRÊMIO ESPE  5 X 3  JOÃO EDUARDO 


Na tarde deste sábado chuvoso em Santiago, aconteceu a última rodada do Campeonato Municipal Sub 11. O Grêmio Espe já classificado para a fase semi-final enfrentou a equipe do João Eduardo (CIEP) que também já se garantiu para jogar as semi-finais. O resultado do jogo não alterava o próximo confronto que será entre ambos os times. O jogo de hoje serviu para os treinadores dar mais ritímo de jogo aos pequenos atletas. O time espeano começou a partida em alta velocidade chegando aos 2(dois) a 0(zero) com gols de Gabriel Amaral, antes dos cinco minutos do primeiro tempo. O time do João Eduardo sentiu os gols não conseguindo sair para o ataque. Lucas um dos destaques do jogo pelo Grêmio Espe cobrou falta que foi na trave. O inteligente Patrick fez boa jogada saiu do primeiro marcador quando sofreu falta com violência do adversário. Mais uma falta que Carlos com sua canhotinha cobrou levando perigo ao gol do goleiro do CIEP. Aos doze minutos mais uma vez Gabriel Amaral estava bem posicionado recebeu passe e marcou Espe 3(três) a 0(zero). Ainda no final do primeiro tempo Lucas concluiu com categoria para fechar o placar do jogo no primeiro tempo Grêmio Espe 4(quatro) a 0(zero). Após o Intervalo o time espeano voltou com uma modificação Luis Eduardo substituiu o fixo Carlos. A partida manteve-se com o Espe dominando as ações, mas o time do João Eduardo tem porte físico de jogadores altos, com marcação forte as vezes até violenta o CIEP chegou ao seu primeiro gol aproveitando um contra-ataque bem executado. Esse gol tornou a partida com muitas oportunidades que paravam nos goleiros. Marcos do Espe fez boas defesas dando segurança ao time. Carlos voltou para o jogo a defesa espeana ficou mais forte, aos nove minutos Gabriel Amaral marcou o quinto gol espeano, em seguida o CIEP chegou ao segundo gol, nesse momento o jogo ficou dificil para a arbitragem que teve que começar a usar o cartão amarelo para os jogadores do CIEP que absavam das faltas, mais uma vez o abilidoso camisa oito Patrick do Espe foi duramente atingido pelo adversário. quando o jogo parecia definido no placar em um escanteio que a marcação do Espe olhou o CIEP descontou marcando o seu terceiro gol. A partida já estava em seus minutos finais o Espe administrou o final do jogo para fechar a fase com mais uma vitória. Com certeza o confronto da fase semi-final entre os dois times vai ser um jogo muito difícil para o time espeano que vai ter que jogar uma partida perfeita para passar para a final.

III Taça Fronteira de Futsal - Sub 13

Foto: Arena Net
Foto: Arena Net

GRÊMIO ESPE-ST   4  X  8  AMÉRICA SANT'ANNA-SM

 

Na noite de Sexta-feira, 25 OUT 13, 20:00h no Ginásio Kerly Sarturi Nunes do Bairro Riachuelo o Grêmio Espe recebeu o América Sant'anna de Santa Maria-RS. O público lotou o ginásio para prestigiar esse grande jogo entre o líder e o vice líder da III Taça Fronteira de Futsal. O jogo iníciou com praticamente uma hora de atraso o que prejudicou bastante a preparação do time espeano. Quando a bola rolou o Espe teve uma boa oportunidade de abrir o placar do jogo quando Renan driblou dois adversários parando na boa defesa do goleiro americano. O time visitante com jogadas bem trabalhadas fez 1(um) a 0(zero) com o camisa sete que tabelou com seu companheiro concluíndo a jogada dentro da área. O time espeano não encontrou a marcação, com dificuldades defensivas sofreu mais 2(dois) gols. As trocas realizadas pelos treinadores Domingos e Renato Genro, melhorou um pouco mas não impediu o time santamariense de marcar mais duas vezes fechando o primeiro tempo em 5(cinco) a 0(zero). O intervalo foi de muita conversa com os atletas espeanos para voltar para o jogo em busca de marcar gols. A partida não se alterou no iníco do segundo tempo até os sete minutos quando uma boa jogada do Espe terminou em gol de Vitor. Esse gol deu ânimo novo ao time que adiantou a marcação, essa atitude do time espeano deu resultado após uma falta os meninos tiveram a orientação de fazer uma jogada trabalhada nos treinos, não foi executada na totalidade do que é trabalhado, mas a finalização do Fixo Daniel foi preciso um chute no ângulo do goleiro americano, um golaço. A bola saiu no meio da quadra e em seguida Vitor tomou a bola do adversário avançou para com um chute rasteiro marcar o terceiro gol espeano. O 5(cinco) a 3(três) nesse momento do jogo deu equilibrio ao jogo, o treinador do América Sant'anna pediu tempo para esfriar a partida.  A qualidade do time de Santa Maria é indiscutível, o Espe foi ao ataque em busca do quarto gol o que colocaria o Espe de vez no jogo, mas o contra-ataque foi preciso em duas oportunidades o placar foi para 7(sete) a 3(três). Os minutos finais foram para dar oportunidade aos atletas que fazem parte do grupo. O América fez o oitavo gol e Pedro marcou o quarto do Grêmio Espe. Fim de jogo Grêmio Espe 4(quatro), América Sant'anna 8(oito). O time espeano tem o último jogo da fase classificatória em Caçapava do Sul-RS, contra o Bate Bola em Novembro. Em oito de dezembro os jogos finais serão em São Gabriel onde poderemos ter mais um confronto entre os dois times.

III Taça Fronteira de Futsal - Sub 13

GRÊMIO ESPE 6  X 1  CRUZEIRO-SG

 

Jogando em casa na tarde deste sábado o Grêmio Espe venceu o Cruzeiro de São Gabriel por mais uma rodada pela III Taça Fronteira de Futsal. O time espeano fez um jogo equilibrado com cuidados defensivos no início do jogo para ver como o adversário veio para o confronto. O Cruzeiro com desfalques o que o Espe também estava não apertava a saída de bola com essa atitude do time visitante o Espe procurou ter a posse de bola. Aos poucos o time foi conquistando espaços na defesa do Cruzeiro, Luyan fez boa jogada indo na linha de fundo da quadra com calma deu passe perfeito para Vitor marcar Espe 1(um) a 0(zero). Após tomar o gol o Cruzeiro não mudou a postura defensiva o que dificultou para o Grêmio Espe entrar em condição de concluir as jogadas. Raul que estava voltando ao Espe entrou bem na partida dando movimentação para o time que em duas oportunidades obrigou o goleiro do Cruzeiro fazer duas boas defesas demonstrando ser ótimo goleiro. Mas Luyan tem qualidade e em jogada individual marcou 2(dois) a 0(zero) para o Espe. Aos doze minutos o time espeano fez a melhor jogada do time no jogo em uma troca de passes entre Raul, Luyan e Vitor que envolveu completamente o adversário Vitor concluiu com um chute no ângulo sem defesa para o goleiro do Cruzeiro. Os treinadores Domigos e Genro, planejaram um jogo aproveitando todo o grupo de jogadores que estavam disponíveis para esta partida. Samuel entrou bem no jogo com disposição na marcação na quadra de ataque tirou a bola do adversário oportunizando mais um ataque que acabou em mais um gol de Luyan. O time espeano foi para o intervalo com uma boa vantagem no placar. Os times voltaram para o segundo tempo diferentes o Espe com Daniel de fixo, Vitor e Raul como alas e Mateus fazendo pivô não funcionou o Cruzeiro veio com a marcação mais adiantada dificultando o jogo para o Espe. Aos dez minutos o Cruzeiro fez seu gol aproveitando um rebote após defesa difícil do goleiro Hiorran. O Espe voltou com o esquema que iníciou o jogo Vitor que estava no ataque recebeu a bola girou na marcação  avançou concluíndo com um chute forte para ampliar o placar para 5(cinco) a 1(um). A partida foi equilibrada no restante do segundo tempo com ambos os goleiros fazendo boas defesas. Quando faltava dois minutos para terminar o jogo Ricardinho entrou no jogo para finalizar a partida como já é costume e mais uma vez brilhou sua estrela com passe perfeito oportunizou uma chance de conclusão que Luyan não disperdiçou fechando a partida em 6(seis) a 1(um). Com a vitória o Grêmio Espe chegou a quinze pontos igualando-se com o América Sant'anna de Santa Maria na ponta de cima da tabela. O confronto em Santiago na próxima sexta-feira tem todos os ingredientes de um grande jogo. 

Campeonato Municipal de Futsal Sub 11

Foto: Grisélia Thones
Foto: Grisélia Thones

No sábado 5 de outubro de 2013, foram os pequenos do Sub 11 que fizeram a alegria dos torcedores espeanos. Em um final de semana onde o time adulto foi rebaixado para a segunda divisão do futebol santiaguense após um empate em 2(dois) a 2(dois) frente ao Independente. No domingo no municipal de futebol sete o Sub 13 e o Sub 15 também ficaram nas semi-finais. Pelo municipal Sub 11 o time espeano fez dois jogos no ginásio Paulinho Oliveira no bairro missões. Na primeira partida uma atuação de luxo deu uma vitória expressiva para o Grêmio Espe contra o São Jorge. Mais uma vez o conjunto do time foi fundamental com destaque para o fixo Lucas, os alas Patrick e Gabriel. Mas sem dúvida a referência que o pivô Gabriel Amaral da para o time no jogo tem sido um diferencial. Matheus também fez um bom jogo marcando dois gols na partida. A vitória pelo placar de 9(nove) a 0(zero) deu a classificação para as semi-finais do certame. Logo em seguida o Espe enfrentou o time do Unistalda que vem fazendo um trabalho na base muito bom no munícipio vizinho. A partida começou equilibrada com marcação forte o time unistaldense dificultou a troca de passes do Grêmio Espe. A ótima atuação do goleiro de Unistalda era o maior adversário do time espeano, quando o talentoso Patrick tirou a marcação com um drible já ficando com a bola em condição de chutar o que fez com precisão no ângulo abrindo o placar. No final do primeiro tempo Lucas teve calma ao aproveitar o contra ataque tirou o goleiro com abilidade rolando a bola para as redes, Espe 2(dois) a 0(zero). Após o intervalo o time unistaldense passou a marcar na quadra de ataque dificultando ao Espe para sair jogando. O goleiro Marcos procurava lançar a bola na quadra de ataque para Gabriel Amaral tentar segurar a bola para evitar uma pressão. Quando o jogo chegava na metade do segundo tempo o time de Unistalda aproveitou uma bola parada para descontar. Neste momento do jogo o Espe estava com Lucas e Carlos jogando na defesa para explorar um contra-ataque. O Unistalda precisava vencer a partida para ainda ter chances no campeonato. Com bolas altas para explorar a estatura dos seus jogadores o time do técnico Marcelo chegou ao empate. Faltando um minuto e meio Renato Genro (takão), colocou de volta ao jogo Gabriel que com sua canhotinha fez boa jogada finalizada com um chute forte obrigando o goleiro defender para escanteio. A movimentação dos jogadores do Espe confundiram a marcação Patrick cobrou o escanteio rasteiro o goleiro se posicionou mal a bola desviou em seu pé parando dentro do gol. Foi no sufoco mas o time espeano venceu por 3(três) a 2(dois) chegando aos quinze pontos, ocupa a segunda posição na tabela. Falta um jogo para terminar a fase classificatória, o Grêmio Espe já está classificado para as semi-finais.

Campeonato Municipal da 1ª Divisão de Santiago-RS

Na última rodada do campeonato municipal de futebol de 2013, o time espeano fez um bom jogo contra o Independente, mas o empate não foi suficiente para o time permanecer na primeira divisão em 2014. Em um ano ruim para o Grêmio Espe, o time adulto de futebol também é rebaixado. Sem dúvida vai trazer muitos prejuízos ao clube principalmente na área de visibilidade. O time espeano fez um bom primeiro tempo marcando 1(um) a 0(zero) logo no início do jogo com Iago Simioni. O bom time do Independente precisava no mínimo do empate para se garantir. Juliano fez de cabeça para o time do bairro Nei Pereira. O Espe lutou para permanecer na primeira divisão, chegou ao segundo gol com a ajuda do defensor do Independente que fez contra. No segundo tempo do jogo Tiago Salbego chutou forte a bola deu no travesão sobrando para Giba que concluiu para fora. Aos 32 minutos Fabiano marcou de falta o gol de empate a bola ainda desviou na barreira vencendo o goleiro Tainan. Fim de jogo o empate em 2(dois) a 2(dois) não serviu para o Espe que em 2014 vai jogar pela segunda vez na sua história a segunda divisão do futebol Santiaguense.

Campeonato Municipal da 1ª Divisão de Santiago-RS

Neste sábado depois de vários finais de semana com chuva Grêmio Espe e Estação fizeram o jogo nervoso, decisivo. A situação na tabela para ambos os times é complicada para ainda buscar uma classificação e assim evitar o rebaixamento. O time do Espe pela primeira vez no campeonato entrou em campo com jogadores no banco de reservas é um ano muito difícil para os espeanos que tem jogadores lesionados que não podem participar dos jogos. O time sofreu modificações para este jogo, entrou jogando no três, cinco, dois. Márcio Monteiro foi escalado na defesa que ainda contou com o veterano Paulo Monteiro e Everton Sander. O sol forte tornou o jogo ainda mais difícil para os atletas. O time do Espe teve uma boa postura no jogo aos 26 minutos Iago Simioni recebeu passe de Tiago Salbego tirou o marcador fazendo 1(um) a 0(zero) Espe. O gol deu ao time espeano mais tranquilidade que com cinco jogadores no meio campo dominou a partida com destaque para o ala esquerdo Robson. Não demorou muito para o Espe marcar o segundo gol, outra vez Iago Simioni  recebeu passe, venceu a defesa em velocidade colocando a bola por cobertura marcando um bonito gol. O jogo foi para o intervalo com a vitória do Grêmio Espe que ainda não havia vencido no campeonato. Takão que foi o treinador neste jogo devido Valmir ter compromisso mateve o time para o segundo tempo. A equipe do Estação saiu para o ataque deixando o contra ataque para o Espe. Lebrinha entrou na área driblou o defensor chutou tirando do goleiro a bola deu na trave saindo para fora. O time espeano continuou buscando o terceiro gol para tranquilizar. O Espe fez trocas, os jogadores que entraram   deram mais velocidade no jogo em uma jogada pelo lado esquerdo Robson e Iago fizeram boa troca de passes que parou em Lebrinha que dominou a bola dentro da área finalizando no canto do goleiro do Estação. O 3(três) a 0(zero) garantiu a vitória do Espe, resultado que deixa o time com chances de classificação entre os oito finalistas do certame.

Campeonato Municipal de Futsal 1ª Divisão 2013

Na última rodada para o time do Grêmio Espe no Municipal de Futsal da 1ª Divisão deste ano o time espeano perdeu para o rival Corinthians ficando rebaixado para a 2ª Divisão em 2014. Após um bom início de Campeonato o Espe perdeu seus últimos quatro jogos o que deixou o time com a segunda pior campanha do certame. O jogo decisivo para ambos os times teve o Espe melhor durante o primeiro tempo. Mas mais uma vez os gols perdidos fez muita falta para um time que alternou boas atuações com apresentações muito abaixo dos adversários. Com certeza faltou mais uma vez ao Espe jogar com inteligência, quando Márcio fez 1(um) a 0(zero) para o Espe aos seis minutos do segundo tempo o time foi afoito ao ataque deixando ao Corinthians o que o time alvi negro mais queria no jogo os contra-ataques. Muito efetivo os corintianos foram eficientes marcando 4(quatro) gols que deram a vitória e a vaga na 1ª Divisão em 2014. Para o Espe resta corrigir os erros para no próximo ano fazer uma boa campanha em busca da vaga na elite do futsal Santiaguense. 

III Taça Fronteira de Futsal - Sub 13

Foto: Arena Net
Foto: Arena Net

Na tarde de sábado no ginásio do bairro Riachuelo aconteceu mais uma rodada da III Taça Fronteira de Futsal. O Espe recebeu a equipe do Bate Bola de Caçapava do Sul-RS. O Grêmio Espe iniciou o jogo procurando fazer uma marcação forte para sair em velocidade ao ataque. Luyan que vem sendo um dos destaques do time foi decisivo em duas oportunidades tirou a bola da defesa adversária e marcou 2(dois) a 0(zero). Os gols foram saindo com naturalidade em uma apresentação diante dos seus torçedoes impecável, Renan Pires que entrou no jogo deu mais velocidade ao time que dominou o jogo terminando o primeiro tempo com uma vantagem de 9(nove) a 0(zero). Os atletas que estavam no banco de reservas fizeram um final de primeiro tempo criando oportunidades para ampliar o placar. No intervalo do jogo os treinadores Domingos e Takão, procuraram passar para os jogadores que era necessário continuar marcando forte para não dar chances ao adversário. Iníciou o segundo tempo com o Espe marcando mais adiantado o que dificultou ainda mais o jogo para o Bate Bola. Em tarde inspirada Luyan marcou oito gols sendo que um deles um lindo gol por cobertura, deixando o goleiro adversário sem reação. Renan também fez um bom jogo com qualidade e jogadas em velocidade fez seis gols. O menino Ederson que vem sendo um atleta importante para o grupo também fez um bonito gol da mesma forma que Luyan encobrindo o goleiro. Vitor, Pedro e Fernando foram aplicados na marcação o que deu tranquilidade ao goleiro Hiorran que vem se destacando na competição.  Ricardinho é o menino mais novo do Espe entrou no jogo para finalizar a partida sendo premiado com um gol no final da partida. Há goleada que não era esperada pelo Grêmio Espe de 21(vinte e um) a 0(zero) foi para coroar uma apresentação de um grupo de ainda meninos dedicados nos treinamentos, com dias de muito frio não deixaram de treinar para buscar a almejada vaga para o quadrangular final em 8 de dezembro na cidade de São Gabriel. 

Campeonato Municipal de Futsal 1ª Divisão 2013

Rodada ruim para o Grêmio Espe após a derrota para o Nacional o que já não era bom ficou pior quando os adversários diretos venceram seus jogos. O time espeano vem de uma sequência de derrotas que deixou o time fora da zona de classificação. Resta um jogo para o time ainda buscar a vaga. Na noite de sexta-feira Espe e Nacional abriram a rodada o jogo iniciou com muita velocidade o que deixou o contra ataque como melhor jogada para ambos os times. Marcelo do Nacional aproveitou bem abrindo 2(dois) a 0(zero) na partida. O Espe não marcava bem o que dificultou ainda mais uma reação, faltando cinco minutos o time do capitão Moisés vencia por 5(cinco) a 0(zero). O treinador Takão que voltou a ficar na frente do time em virtude de Domingos Pinto ter sido questionado por fazer parte a Liga, assim o clube optou pela decisão de afasta-lo da quadra para evitar mais reclamações. O time reagiu e nos minutos finais fez 2(dois) gols com Márcio e Chaves. O segundo tempo foi nervoso jogo tenso com o Espe sempre tentando reagir na partida mas o bom time do Nacional fez um ótimo aproveitamento em suas conclusões aplicando uma goleada por 9(nove) a 4(quatro). No fim do jogo Chaves após ser agredido sem bola revidou sendo expulso, ficando de fora do confronto contra o Corinthians que com nove pontos luta pela classificação, esse jogo tem tudo para ser um grande clássico.

Campeonato Municipal de Futsal 1ª Divisão 2013

Time espeano não joga bem e perde jogo contra adversário direto ficando com a obrigação de buscar pontos contra o Nacional. Em um jogo movimentado o surpreendente time do Capão do Cipó fez 4(quatro) a 1(um) no jogo garantindo sua vaga nas quartas de final com duas rodadas de antecedência. O jogo começou com o time espeano tentando controlar o time do treinador Kinha. Mas aos poucos as jogadas deles entraram e em uma jogada de escanteio o time cipoense fez 1(um) a 0(zero). Logo em seguida mais uma jogada envolvente do time rápido e bem entrosado terminou em gol. Com o 2(dois) a 0(zero) o Espe teve que sair do esquema mais cauteloso o que facilitou para o Capão do Cipó que ainda no primeiro tempo fez 3(três) a 0(zero). No intervalo o treinador Domingos fez a opção pela entrada no jogo do jovem goleiro Jared, que entrou muito bem na partida fazendo defesas importantes. O jogo chegou aos 11(onze) minutos do segundo tempo com o Espe melhor na partida. A lesão do pivô Luis deixou o Espe sem a referência no ataque. Tiago Salbego e Chaves trocaram passes e Chaves marcou na saída do goleiro Pelego. Já nos minutos finais em contra ataque os cipoenses marcaram mais um gol fechando o placar do jogo. Faltam duas rodadas com todos os doze times buscando classificação, este campeonato é o mais equilibrado dos últimos anos.

Campeonato Municipal Futsal Sub 11

Foto: Grisélia Thones
Foto: Grisélia Thones

Na noite fria desta sexta-feira 9 de agosto de 2013, aconteceu no ginásio Paulinho Oliveira no bairro missões em Santiago-RS a solenidade de abertura do campeonato municipal de futsal nas categorias Sub 11 e Sub 17. O Grêmio Espe vai participar do Sub 11. Em 2011 o time espeano iniciou as atividades com meninos que nos dias de hoje já com treze anos representam o Grêmio Espe em campeonatos do município de Santiago e competições de nível estadual como a III Taça Fronteira de Futsal. A responsabilidade do Espe é grande é o atual campeão na Sub 12, neste ano vai iniciar um novo trabalho com uma nova geração. Neste ano com uma particularidade o nosso Espe que já teve o menino Richard e Alisson Cebola hoje jogador profissional no internacional, filhos dos fundadores do Espe Takão e Paulo Balaca em suas categorias de base, tem hoje a promessa Gabriel, filho do presidente de honra do Espe Rivadávia Amaral. A cada ano que passa as categorias de base do Grêmio Espe elevam cada vez mais a tradição de um clube com dezesseis anos de história. Como diz o nosso hino "Grêmio Espe força, raça e união segue a vante vai mantendo a tradição". O time estréia no próximo sábado as 19h e 30m contra o Corinthians do bairro vista alegre que joga em casa já que o ginásio é na divisa dos bairros missões e vista alegre. 

Campeonato Municipal de Futsal 1ª Divisão 2013

Na noite desta segunda-feira foi finalizada a oitava rodada do Municipal de Futsal da 1ª Divisão de 2013 em Santiago-RS. O campeonato vai chegando ao final da fase classificatória com jogos disputados até o final. O Espe entrou em quadra para enfrentar um dos favoritos ao título deste ano com jogadores rodados o Mercenários precisava da vitória para ser o primeiro colocado até o momento. Mas o Grêmio Espe fez um ótimo jogo com uma marcação meia quadra explorando os contra ataques dificultou bastante ao adversário que abriu o placar aos onze minutos com Vagner que recebeu a bola nas costas da marcação e com categoria marcou Mercenários 1(um) a 0(zero). O Espe teve a oportunidade de empatar o jogo quando o Jovem Vagner passou pelo experiente Pato e chutou a bola deu na trave do goleiro Mano. Mais uma vez o fixo Vagner apareceu no ataque para marcar o seu segundo gol no jogo e dar a vantagem de 2(dois) a 0(zero) para o Mercenários. A partida foi para o intervalo com o Espe fazendo um jogo defensivo muito bom faltava acertar no ataque. O jogo recomeçou com o Espe atacando Cristiano robou a bola do adversário colocando Lebrinha na cara do gol, mas faltou calma para concluir a jogada chutando por cima. O jogo ficou mais rápido o Espe saiu em busca do gol mas Mano em boa atuação fez defesas importantes. Já o Mercenários levou sempre perigo com Japones e Vagner dando trabalho ao goleiro Rutiero de destacada atuação. Quando o Jogo foi para os minutos finais as melhores jogadas apareceram. Chaves após chute de Tiago Salbego aproveitou o rebote para marcar para o Espe. O 2(dois) a 1(um) colocou o time espeano no jogo que teve sua grande oportunidade de empatar quando em jogada de ataque Cristiano sofreu falta, o tiro Livre era a grande oportunidade do Espe. Tiago Salbego foi para a bola chutou para fora. Faltando segundos para o fim do jogo o talentoso Japones fez um bonito gol de voleio dando números finais ao jogo. Mercenários 3(três) a 1(um) no Grêmio Espe. Faltam três rodadas para o Espe buscar uma vitória e se garantir entre os classificados para a fase de mata. 

Campeonato Municipal de Futsal 1ª Divisão 2013

Grêmio Espe vence jogo da sétima rodada e permanece entre os classificados para as quartas de final. No encerramento da sétima rodada o Espe enfrentou o desfalcado time do Juventus Drogaria Cidade. Mas com a experiência do treinador Edinho e o fantástico goleiro Juliano o Juventus foi um adversário muito dificil na noite de hoje. O Espe que vinha de uma derrota elástica para o Força Jovem na última rodada entrou em quadra precionado pelos adversários que lutam pela classificação. O jogo teve um início sonolento até o Juventus abrir o placar em um contra ataque. O Espe aos poucos foi precionando o adversário e depois de muito tentar Lebrinha venceu o goleiro Juliano com um chute forte no ângulo. Fez a sua estréia o jovem Vagner que fechou a última vaga do Espe na competição. Quando o jogo estava indo para o intervalo o guerreiro Velton Franco robou uma bola do adversário chutou a bola foi na trave e voltou para o oportunista Luis virar o jogo para o Espe. O time do Espe voltou para o segundo tempo do jogo procurando marcar um pouco mais adiantado para fazer o terceiro gol que veio em uma cobrança de falta Tiago Salbego fez Espe 3(três) a 1(um). O Juventus não deixou barato e em duas oportunidades empatou o jogo em 3(três) a 3(três). O Empate não servia para o Espe que lutou pela vitória e Everton Chaves na raça venceu a dividida com a defesa da Juventus, acreditou no rebote do goleiro após um chute rasteiro e marcou o gol da vitória por 4(quatro) a 3(três). O Espe chegou aos dez pontos e fica a uma vitória para confirmar a classificação.

Campeonato Municipal de Futsal 1ª Divisão 2013

O Municipal de futsal da 1ª Divisão de Santiago-RS, está cada vez mais equilibrado a competição está na sexta rodada com onze times dos doze com totais chances de classificação. Na noite fria de segunda-feira o confronto entre o Grêmio Espe e o Força Jovem tinha todos os engredientes para ser um jogo disputado, mas as dificuldades do time espeano para superar o cançasso dos jogadores que no sábado jogaram noventa minutos com muito frio e chuva. O primeiro tempo o Força Jovem fez 3(três) a 1(um). O Espe voltou para o segundo tempo buscando o empate, procurou marcar na quadra de ataque. Aos dez minutos do segundo tempo o time do Espe passou a andar na quadra sem forças com poucos jogadores para trocar acabou goleado por 9(nove) a 2(dois). Esse mau resultado deixa o time na mesma posição na tabela de classificação, em oitavo ocupa a última vaga dos classificados. Já o Força Jovem chegou junto com os líderes da competição, faltam cinco rodadas para o final da fase classificatória.

III Taça Fronteira de Futsal - Sub 13

Foto: Grisélia Thones
Foto: Grisélia Thones

Neste domingo o Sub 13 do Grêmio Espe foi a cidade de São Gabriel para o confronto contra o Cruzeiro, equipe organizadora da Taça Fronteira de Futsal de categorias de base. As 14h entrou em quadra a equipe do Projeto Bola Pro Futuro Sub 11. O time Santiaguense dominou todo o jogo vencendo por 7(sete) a 1(um) o Cruzeiro-SG. As 15h foi a vez do Sub 9 do Projeto que também foi bem no jogo com alguma dificuldade venceu por 4(quatro) a 1(um). As 16h Grêmio Espe e Cruzeiro-SG entraram em quadra para o confronto entre o segundo e terceiro colocado na tabela de classificação. O Cruzeiro jogando em casa com o apoio do torcedor começou o jogo precionando o time espeano que soube suportar muito bem esse início de jogo com atuação destacada para o Fixo Fernando e o goleiro Hiorram. Aos dez minutos de jogo o Espe já estava com o jogo equilibrado o treinador Domingos trocou Fernando por Renan, o time ficou mais leve na quadra atacando mais, Vitor roubou a bola avançou tocando para Renan que deu passe perfeito para Luyam com categoria marcar Espe 1(um) 0(zero). O Cruzeiro é um adversário forte fisicamente que marca forte o jogo pegado dava trabalho para a arbitragem. Pedro Müller arriscou chute de média distância defendido pelo goleiro cruzeirista para escanteio. O Espe fez o que treinou e em jogada ensaiada Renan e Luyam envolveram a marcação fazendo Espe 2(dois) a 0(zero) com Luyam. Partida nervosa disputada com o Espe bem no jogo. O veloz Renan acreditou na joga fez a marcação e num descuido do marcador do Cruzeiro de biquinho fez Espe 3(três) a 0(zero). A partida foi para o intervalo o Espe voltou com Mateus no time para jogar com pivô. O time da casa voltou com marcação pressão dificultando ainda mais a saída de bola do Espe. O jogo estava controlado pelo Espe que procurou marcar forte para contra atacar. Daniel entrou em quadra para fortalecer ainda mais a marcação do Espe, nesse momento do jogo Mateus Manzoni foi substituído por Luyam devido a arbitragem cobrar do jogador e do Fixo do Cruzeiro mais calma, assim para evitar ser expulso do jogo foi substituído. Aos 15 minutos o Cruzeiro chegou a seu gol tornando o jogo ainda mais pegado com faltas rispidas e disputas de bola com marcação forte de ambos os times. Fim de jogo vitória do Grêmio Espe 3(três) a 1(um). Espe chegou a 6(seis) pontos mantendo-se em segundo na tabela classificação. No próximo jogo o Espe recebe em casa o Bate Bola de Caçapava do Sul.   

Campeonato Municipal da 1ª Divisão de Santiago-RS

O Mau tempo culminou com uma apresentação muito abaixo do esperado pelo time do Grêmio Espe. Em uma tarde chuvosa com muito frio Espe e Sirtec entraram em campo para um confronto que foi adiado por três fim de semana devido a chuva. Nesse sábado a Liga desidio marcar a rodada o que na nossa opinião foi errado já que sabemos que alguns clubes não querem jogar nessas condições, agora deve ser marcado todas as rodadas independente de mau tempo, ou será injusto com os quatro times que jogaram nesse sábado. Sabemos que não foi por chuva ou frio que perdemos o jogo. O Sirtec foi eficiente e em 15 minutos marcou três gols deixando o Espe praticamente sem reação na partida. O time não se encontrava no jogo as jogadas não saiam, o treinador Valmir mexeu no time ainda no primeiro tempo tentando reagir na partida. O Sirtec estava numa tarde daquelas tudo dava certo e chegou aos quatro a zero com facilidade. No final do primeiro tempo Emanuel fez jogada pelo meio de campo deixando o atacante do Sirtec só com o goleiro Tainãn que não teve o que fazer, Sirtec 5(cinco) a 0(zero). O intervalo do jogo foi para ver se os espeanos acordavam de um pesadelo, uma atuação horrível que deixa o time ainda mais perto do rebaixamento. O segundo tempo foi complicado para jogar com muita chuva a bola não rolava jogo truncado onde Tiago Salbego marcou três vezes para o Espe. Fim de jogo uma goleada de 7(sete) a 3(três) classificou o Sirtec, o Espe tem dois jogos para buscar seis pontos na tentativa de escapar da segunda divisão em 2014.

Campeonato Municipal de Futsal 1ª Divisão 2013

Foto: Arena/Net
Foto: Arena/Net

O campeonato municipal deste ano está emocionante com todos os times buscando pontos para ficar entre os oito classificados. Grêmio Espe e Estação fizeram um confronto equilibrado do início ao fim. O Estação largou na frente com Darzone, fazendo 1(um) a 0(zero). O Espe procurou o gol de empate que só veio quase no final do primeiro tempo quando o pivô Luís desviou de cabeça deixando Cristio só com o goleiro para marcar. O jogo com objetivos iguais para ambos os times foi para o intervalo empatado em 1(um) a 1(um). O time espeano voltou com uma modificação para o segundo tempo Tiago Salbego substituiu o fixo Chaves. O Estação iniciou melhor criando situações de gol, mas quem marcou foi o Espe. Em jogada de escanteio Velton Franco tocou para Luís que deixou com um toque na bola o companheiro na frente do gol, Franco não perdeu com chute forte rasteiro fez Espe 2(dois) a 1(um). A partida movimentada teve o andamento com oportunidades claras para ambos os times mas Pedro chutou de longe o goleiro Rutiero deu rebote o atacante do Estação teve calma para colocar a bola por cima do goleiro empatando o jogo. O Espe continuou buscando o gol da vitória sedeu espaço para o contra ataque que o Estação aproveitou para fazer 3(três) a 2(dois). Esse resultado não era o esperado para os espeanos que com determinação dos jogadores chegou ao empate em uma cobrança de falta. Chaves acertou um chute muito forte sem chances para o goleiro Robson do Estação. O 3(três) a 3(três) ficou justo para os times que fizeram um ótimo jogo. Na próxima segunda o time espeano enfrenta o tradicional Força Jovem que vem de derrota na rodada, precisa de vitória o Espe precisa vencer também quem ganha é o torcedor que tem indo em bom número nos jogos.

Campeonato Municipal de Futsal 1ª Divisão 2013

Foto: Arena/Net
Foto: Arena/Net

Segunda vitória espeana no campeonato municipal de futsal da 1ª Divisão 2013 foi conquistada nos minutos finais da quarta partida do time. O Grêmio Espe entrou em quadra pela primeira vez com seu elenco praticamente completo dando maior tranquilidade para o treinador Domingos Pinto. O jogo contra o Arsenal era daqueles que vale seis pontos, ambos vinham de derrota assim precisavam da vitória. A bola rolou e com menos de um minuto de jogo Velton Franco apertou a marcação na saída de bola tirou do adversário e da linha de fundo deu um passe preciso para o pivô Luis marcar Espe 1(um) a 0(zero). Após o gol o time espeano relaxou demais e em duas falhas sofreu dois gols tomando assim a virada antes dos dez minutos do primeiro tempo. O ala Alisson entrou no jogo dando mais velocidade ao Espe que foi em busca do empate que veio no início do segundo tempo mais uma vez o pivô Luis marcou após a bola bater na trave só completou para as redes. O empate fez bem ao Espe que passou a precionar o bom time do Arsenal que procurava os contra-ataques. Velton Franco estava buscando o gol, fez boa jogada tirou dois marcadores e chutou a bola passou pertinho da trave indo para fora. O Espe insistiu nas tentativas após uma jogada vencida na vontade Velton Franco foi recompensado ao receber um passe perfeito do capitão Lebrinha, fazendo Espe 3(três) a 2(dois). A partida foi para o final e faltando poucos minutos Alisson sofreu penalti. Tiago Salbego que entrou bem no jogo bateu com força para selar o placar do jogo Grêmio Espe 4(quatro) a 2(dois). Na quinta rodada o time espeano vai para mais um jogo contra um adversário direto, o Estação precisa vencer o jogo para sair da incomoda zona de rebaixamento. 

Campeonato Municipal de Futsal 1ª Divisão 2013

Foto: Arena/Net
Foto: Arena/Net

A terceira rodada do municipal de futsal teve jogos com muitos gols. No confronto entre Grêmio Espe e Bela União os gols sairam o tempo todo. O jovem time do Bela União jogou com velocidade dificultando a marcação do Espe. O time espeano começou mal suportou os primeiros minutos do jogo devido a ótima atuação do goleiro Jared, jovem promessa do futsal santiaguense. Após precionar e o Espe não se encontrar o Bela União fez 1(um) a 0(zero). O gol deu motivação ao Bela União que aproveitou o momento e em seguida fez 2(dois) a 0(zero). O Espe estava fazendo um jogo ruim praticamente não chegou no ataque. Alisson saiu do banco para melhorar o time e teve a chance de marcar mas parou no goleiro do Bela União. Já no final do primeiro tempo o Bela União fez 3(três) a 0(zero). O treinador Domingos Pinto teve trabalho no intervalo para corrigir o time em quadra. Tiago Salbego entrou no jogo com a missão de marcar o gol espeano. Edinho que está de volta ao time do Espe procurou tocar a bola para criar uma oportunidade de gol que veio com a finalização do pivô Luís. O 3(três) a 1(um) em futsal é um placar que deixa o jogo aberto o Espe adiantou a marcação e o sempre guerreiro Lebrinha marcou o segundo gol do Espe. O Bela União sentiu os gols sofridos e Luís teve a oportunidade de empatar o jogo ao girar em cima do fixo e concluir a bola foi para fora rente a trave. O Espe tinha que atacar para buscar o empate o gol não veio. O Bela União aproveitou bem os contra-ataques e fez o placar marcando três gols. Fim de jogo Bela União 6(seis) a 2(dois). A segunda derrota deixa o time espeano na obrigação de vitória na próxima rodada quando enfrenta o Arsenal que também vem de derrota.

Campeonato Municipal da 1ª Divisão de Santiago-RS

Com mais um mal resultado Grêmio Espe se complica ainda mais na busca pela permanência na primeira divisão em 2014. O time espeano vem com problemas sérios de lesões de jogadores importantes do time. Os jogos tem sido de tentativa de superação mas não está sendo suficiente para o time voltar a vencer. Na tarde deste sábado ao chegar no campo do B Log a primeira impressão que se tinha é que ali não tinha jogo, sem marcação alguma nas linhas do campo redes furadas e um gramado cheio de buracos. É claro que sabemos que isso não é o motivo de nosso time estar com uma campanha muito ruim, mas para um time que precisa vencer já perde a moral na chegada. Também somos o que mais vezes jogamos nesse cenário o que pode causar mais lesões ainda. Mas o jogo teve início com o Bela União com menos dois jogadores, que chegaram com dez minutos de jogo depois do árbitro ser complacente com o treinador Claudinho que ficou cinco ou seis minutos falando no celular ao seu lado no centro do campo, para ganhar um tempinho até seus jogadores chegarem. Com a bola rolando o Espe começou mal o jogo com erros de passe ficou praticamente correndo atrás do adversário. Aos vinte e seis minutos a defesa espeana vacilou o atacante do Bela União chutou rasteiro no canto abrindo o placar. As tentativas do Espe paravam na marcação fechada do Bela União. Em um contra ataque do Bela União o atacante recebeu a bola quando recebeu a marcação do zagueiro espeano que nitidamente tomou a bola sem cometer falta, foi surpreendido pela marcação de penalti. Pablo bateu fazendo 2(dois) a 0(zero). O primeiro tempo terminou com o Espe perdendo e com dificuldades para aceitar as decisões do árbitro que fez um jogo muito ruim. O segundo tempo foi mais complicado ainda com muitos cartões amarelos e parando o jogo o tempo todo marcando falta em todas as disputas o que irritou o treinador Valmir Costa, que reclamou pedindo para o jogo andar, após algumas reclamações foi expulso do jogo. Já no final da partida mais uma vez Pablo recebeu a bola no ataque avançou e na saída do goleiro Tainãn colocou no canto fechando o placar do jogo. Com a derrota por 3(três) a 0(zero) o Espe tem três jogos para buscar os pontos necessários para evitar o rebaixamento. 

Campeonato Municipal de Futsal 1ª Divisão 2013

Foto: Arena/Net
Foto: Arena/Net

Na noite desta sexta-feira teve início a segunda rodada do Campeonato Municipal de Futsal da 1ª Divisão de Santiago-RS. O Grêmio Espe fez o seu segundo jogo na competição contra o forte time do Sem Limites que neste ano fez uma fusão com o Metalúrgica Zborowisky equipe que participou em 2012 do torneio do GSSGS, sendo um dos finalistas. O jogo desde o início ficou claro que o time espeano veio para o jogo disposto a marcar muito forte e explorar os contra ataques. Ambos os times procuravam criar oportunidades pelo Sem Limites o pivô Maikel e o Fixo Saninho tiveram as oportunidades em chutes de média distância. Pelo lado do Espe o pivô Luis e o Ala Velton Franco é que davam trabalho para o goleiro Douglas. Em todo o primeiro tempo a partida foi equilibrada terminando com o placar fechado. Após o intervalo o Sem Limites veio com modificações na formação com jogadores mais rápidos deu espaços para o Espe que marcava bem as jogadas do seu adversário. O pivô Luis oportunista fez bonito gol por cobertura na saída do goleiro Juliano que havia entrado no jogo substituindo o goleiro Douglas. Com a vantagem no placar o Espe procurou acalmar o jogo não se expondo ao forte adversário. Todos sabem da qualidade dos jogadores que estão no elenco do Sem Limites. O aguerrido Espe fez um jogo muito bom que foi assim até os momentos finais da partida. Em uma troca de passes que envolveu a marcação espeana Felipe Ratinho encontrou Maikel para escorar para as redes no segundo pau empatando o jogo. O jogo foi para os minutos finais empatado até que o pivô Maikel girou na marcação e fez o gol da vitória do Sem Limites. O 2(dois) a 1(um) foi um placar que demonstra o grande jogo que as duas equipes fizeram nessa noite.

Campeonato Municipal de Futsal 1ª Divisão 2013

Time espeano estréia com vitória no municipal de futsal de Santiago. A partida foi realizada no Ginasião na noite de segunda-feira 3 de junho de 2013. O certame deste ano está com os times mais equilibrados com jogos parelhos sendo definidos no final das partidas. Espe e União Castilhense fizeram um jogo de marcação com seus elencos desfalcados ambos os times priorizaram os contra ataques. Com destaque para os goleiros que fizeram boas defesas quem errou primeiro foi o Espe que em uma sobra de bola Richer do castilhense abriu o placar. O time espeano tentou empatar mas o goleiro Mauro segurou a vantagem para o time do bairro castilhos. O intervalo foi de muita conversa para o treinador Domingos com seus atletas. O time espeano voltou disposto a empatar o jogo e Alisson venceu a marcação com calma colocou no canto vencendo o goleiro Mauro. O empate nesse momento deu justiça ao placar o Espe jogava bem criando oportunidades com o Pivô Luis deixando seus companheiros sempre em condições de marcar. O veterano Ricardo Polga dessa vez estava do outro lado ele que muitas vezes vestiu a camiseta do Espe. Em uma cobrança de escanteio a defesa do Espe marcou mal e Ricardo junto a trave escorou no canto do goleiro Rutieiro do Espe. A partida ficou aberta com o Espe atacando o tempo todo. Alisson que havia entrado a pouco no jogo, marcou novamente empatando o jogo em 2(dois) a 2(dois). Em seguida Rutieiro após defender um chute lançou a bola alta Luís disputou com o marcador a bola desviou indo na trave e na volta bateu nas costas do goleiro Mauro entrando de mancinho para pela primeira vez o Espe passar na frente do marcador. Com o gol sofrido o União Castilhense foi ao ataque deixando para o Espe o espaço necessário para contra-atacar. Em um escanteio dessa vez quem marcou mal foi o castilhense, Luís bem posicionado chutou de dentro da área para marcar o seu segundo gol e quarto do Espe. Os minutos finais foram de pressão do aguerrido União Castilhense mas o Espe se defendeu bem segurando a vitória em sua estréia.  

III Taça Fronteira de Futsal de Base

Foto: Arena Net
Foto: Arena Net

O Grêmio Espe fez seu primeiro jogo em casa pela III Taça Fronteira de Futsal de base. O time espeano recebeu o ARE de Rosário do Sul-RS que fez sua estréia na competição. O Espe precisava vencer para conquistar os primeiros pontos, já que havia sido derrotado na estréia em Santa Maria-RS pelo América Santana. Após um período de treinamentos onde os professores Domingos Pinto e Renato Genro dividiram os treinos em fases de físicos, táticos e coletivos o time iniciou bem o jogo diante dos seus torcedores. Pedro abriu o placar em um chute forte no canto direito do goleiro do ARE. Em seguida outra vez Pedro em mais um chute de longe fez bonito gol desta vez no ângulo. Luyam fez jogada individual dentro da área e de perna direita que não é a boa fez Espe 3(três) a 0(zero). O ARE que veio com uma proposta defensiva aproveitou um contra ataque para marcar o primeiro gol. O time do Espe ficou nervoso em quadra o que proporcionou ao adversário duas situações de gol que foram bem aproveitadas pelo time de Rosário do Sul que empatou o jogo. Domingos pediu tempo para acalmar o time. O jogo nesse momento estava aberto e Renan que havia entrado  na partida acreditou em uma bola longa no fundo da quadra olhou e encontrou Vitor para marcar o 4(quatro) a 3(três). O fim do primeiro tempo ainda reservou fortes emoções no jogo o ARE empatou a partida em 4(quatro) a 4(quatro). O Espe nesse momento lutava para virar com a vantagem no placar e chegou lá com Renan aproveitando um rebote dentro da área. O intervalo foi para Domingos e Genro acalmar os jogadores o pedido foi para ter calma e posse de bola que os gols aconteceriam naturalmente na partida. O Espe voltou mais ligado na marcação Hiorran entrou bem no jogo dando segurança no gol. Luyam recebeu a bola de Mateus Manzoni e deu passe para Vitor marcar mais uma vez. Outra vez Luyam chegou na cara do goleiro chutou a bola voltou em seus pés com o gol escancarado nosso camisa dez fez o sétimo gol. O time espeano se acalmou no jogo passou a trocar passes o que envolveu o ARE. Renan e Vitor fecharam o placar do jogo que no seu finalzinho teve a grande jogada da partida Fernando um simbolo de raça de nosso time salvou um gol feito do ARE ao jogar-se na bola que estava entrando a bola sobrou para o atacante que chutou na trave. Fim de jogo Grêmio Espe 10(dez) a 5(cinco) no ARE de Rosário do Sul-RS. Com a vitória o Espe agora vai se preparar para ir a São Gabriel enfrentar o Cruzeiro E. C. que é o anfetrião da Taça.

Campeonato Municipal da 1ª Divisão de Santiago-RS

O Time espeano entrou em campo na tarde deste sábado para jogar mais uma partida pelo certame municipal de 2013. Com vários problemas de lesões e falta de jogadores por estarem cumprindo compromissos profissionais o time entrou com apenas onze atletas ou seja sem nenhum jogador no banco de reservas. O treinador Valmir Costa completou o terceiro jogo consecutivo com está dificuldade. Durante o primeiro tempo o Espe ainda fez um jogo equilibrado contra o favorito Grenal. Em duas jogadas individuias o time tricolor do bairro Bonato fez 2(dois) a 0(zero). O Segundo gol o atleta em completo impedimento não marcado pelo auxiliar aproveitou a situação para entrar na área e concluir em gol a jogada inrregular. Na volta do segundo tempo não demorou muito para o desgaste físico do time espeano aparecer. Sem forças para atacar o time espeano foi duramente goleado pelo placar de 7(sete) a 0(zero). O árbitro da partida teve que terminar o jogo faltando dez minutos para o término por falta de claridade devido o anoitecer. A arbitragem atrasou o primeiro jogo devido o esquecimento das chaves que abrem o estádio e vestiários. Realmente tem acontecido problemas esse ano quanto a pintura do campo e atrasos, prejudicando as equipes que tem jogado as partidas de fundo. Restam quatro jogos para o Espe na competição dos doze pontos que tem para disputar o time tem de buscar nove para conquistar a classificação e a vaga na primeira divisão de 2014.   

II Copa Espe de Futsal Menor

Foto: Diego Marquite
Foto: Diego Marquite

A II Copa Espe de Futsal Menor está chegando no final, neste domingo 5 de maio de 2013, aconteceu as quartas de final e Semi-finais da competição que comemorou os dezesseis anos do Grêmio Espe. Entre os anos de 2003 e 2004 o clube teve em atividade suas escolinhas nas categorias Mirim e Pré Mirim. Foi realizado em 2004 a I Copa Espe CFC/Santiago/Compugraph Informática, com o Corinthians campeão do Mirim, com destaque para Russo ainda um jovem menino. No Pré Mirim o Espe foi campeão com destaque para Alisson dos Santos hoje no Internacional-POA. Após os jogos das quartas de final as emoções ficaram para a tarde com os jogos das semi-finais. O time de Nova Esperança do Sul conquistou a vaga ao vencer o Corinthians. No primeiro jogo da tarde do Sub 13 entraram em quadra Grêmio Espe e Cruzeiro-Stg para fazer o clássico do momento em Santiago nessa categoria. O estrelado começou arrazador com três gols em seis minutos. O time espeano não repetiu as atuações que lhe deram a condição de invicto na competição, o Cruzeiro fez uma partida segura com marcação forte conquistou a vantagem no jogo que acabou com o placar de 10(dez) a 7(sete) para o Cruzeiro-Stg. No Sub 11 o JK Informática tem a grande missão de vencer o espetacular time do Bola Brasil de Uruguaiana-RS. Com certeza gostariamos muito de estar na final mas sabemos que as equipes que conquistaram as vagas na final são grandes equipes que vão levar o nome de nosso clube para outros municípios que com certeza vão levar a melhor impressão de nossa Copa que está em sua segunda edição, ainda pequena mas que vamos trabalhar muito para em 2014 faze-la ainda melhor. Parabéns aos vencedores que façam duas grandes finais no dia 26 de maio domingo no ginásio da Riachuelo.

Campeonato Municipal da 1ª Divisão de Santiago-RS

O campeonato municipal teve continuidade na tarde deste sábado com uma rodada com três jogos. No campo do 9º B Log o Corinthians fez 1(um) a 0(zero) no Independente. No estádio Neri Cardoso uma tarde de luxo no jogo das 16h o Grenal fez 5(cinco) a 1(um) no Força Jovem que conheceu a sua primeira derrota no campeonato. No jogo das 14h o Grêmio Espe enfrentou o Riachuelo. O time espeano com muitos problemas de lesão e compromissos profossionais de seus atletas entrou em campo com um time todo improvisado praticamente. O treinador Valmir Costa em sua palestra antes do jogo pediu para os onze guerreiros que entraram em campo para superar a situação com dedicação e empenho na partida. O jogo para ambos os times era de suma importância o Espe vinha de duas derrotas e o Riachuelo de uma derrota e um empate. O jogo começou com o time espeano fazendo uma marcação forte no meio campo com um atacante apenas o jovem Alisson. O Riachuelo não conseguio furar o bloqueio até que aos trinta e um minutos Lopes fez um bonito gol em um chute de perna esquerda no ângulo de Tainan. Apesar de estar perdendo o Espe controlava bem o jogo com uma atuação segura dos improvisados Pito e Márcio Monteiro na zaga. Túlio e Cavalinho estavam bem na marcação, Cristiano, Mário, Lebrinha e Iago estavam bem no jogo. Fim do primeiro tempo o Espe não tinha o que modificar por falta de atletas no banco, o Riachuelo reforçou o time com os jogadores de fora. A partida reiniciou com o Espe mais adiantado buscando o empate que veio aos doze minutos em uma jogada de passagem o lateral esquerdo Cavalinho fez cruzamento perfeito que encontrou Alisson bem posicionado nas costa da defesa riachuelista, Alisson concluiu  no canto sem chances para o goleiro adversário. Com o empate o jogo ficou nervoso com forte marcação. O Riachuelo foi ao ataque que parava na ótima atuação do goleiro Tainan. O tempo foi passando e os jogadores espeanos já não mantinham a mesma marcação devido ao forte calor. Em uma jogada dentro da área a defesa do Espe vacilou e outra vez Lopes marcou. O Espe é um time lutador que sempre vende caro seus jogos e esse espirito veio a tona mais uma vez, Iago que fez uma grande partida acertou um lindo chute de longa distância que incobriu o goleiro morendo no fundo das redes. Esse gol foi a recompença para um time que lutou bravamente pelo primeiro ponto no campeonato. Aos quarenta minutos o clima esquentou em campo após forte discução entre os jogadores que trocaram empurrões o árbitro expulsou Mário do Espe e Tiacho do Riachuelo. O Espe ficou com dois jogadores a menos já que Cavalinho tinha sido expulso por receber o segundo cartão amarelo no jogo. Fim de jogo com raça o Espe segurou o empate nessa partida cheia de contrastes. No feriado de 1º de maio o Espe pega o Ser América as 16h no campo do 9º B Log.

III Taça Fronteira de Futsal de Base

Foto: Renato Genro
Foto: Renato Genro

No início da noite de segunda feira dia 22 de abril de 2013, no ginásio Franciscão em Santa Maria-RS, o time do Grêmio Espe, fez sua estréia em competições de nível estadual. O América Santana equipe da casa recebeu as equipes de Santiago do Sub 9, Sub 11 e Sub 13 este representado pelo Espe. O Projeto Bola Pro Futuro representa o município santiaguense no Sub 9 e 11. O time espeano foi para o jogo motivado por uma sequência de vitórias. O time iníciou o jogo precionando o adversário, criando oportunidades o que se manteve até os oito minutos quando em um contra ataque o time da casa abriu o placar. O Espe continuou buscando o ataque e aos onze minutos trocou passes envolveu a marcação adversária e nosso capitão Luyam empatou o jogo. O América Santana é um time bem treinado com jogadores de porte físico forte o que começou aos poucos aparecer no jogo. Aos treze minutos de jogo fez 2(dois) a 1(um). Este gol deu um novo rumo na partida o Espe sentiu e em seguida sofreu o terceiro gol. A marcação não funcionou mais no jogo e ainda no primeiro tempo o América Santana chegou ao quarto gol. O time foi para o intervalo do jogo abatido pela apresentação ruim os meninos estavam com uma espectativa boa para este jogo. Mas não era o dia mais uma desantenção no início do segundo tempo e o placar aumentou 5(cinco) a 1(um). Nosso treinador tentou mudar o jogo utilizando o banco de reservas Pedro Henrique, Fernando, Raul e Samuel entraram bem na partida mas não foi um bom jogo para nosso time que acabou derrotado pelo placar elástico de 9((nove) a 1(um). Santiago venceu os confrontos no Sub 9 e Sub 11. A segunda rodada da taça é em casa dia 18 de maio de 2013.

II Copa Espe de Futsal Menor

Foto: Grisélia Thones
Foto: Grisélia Thones

Neste domingo 21 de abril a II Copa ESPE de Futsal Menor teve a sua terceira rodada. Os jogos mais uma vez foram prestigiados pelo público que já está acostumado com as lindas jogadas dos pequenos craques. Grêmio Espe II e Nova Esperança do Sul fizeram o jogo de abertura da rodada no Sub 13, uma partida cheia de gols que acabou com uma goleada de 10(dez) a 4(quatro) para o forte time de Nova Esperança do Sul. Na categoria Sub 11 um clássico entre o Nova Esperança e o Granja Jaguari. Desde cedo os pequenos atletas já sabem que clássico é clássico e esse foi um jogaço, partida equilibrada até o final com vitória para o Nova Esperança por 3(três) a 2(dois). No terceiro jogo a expectativa era grande para o confronto entre o Grêmio Espe e o Granja Jaguari pelo Sub 13. Para o lado do Espe conta a vitória na semi-final do municipal de futsal 2012. Para o Granja Jaguari vale a vitória na 4ª Copa Santiago de Futsal Menor. E mais uma vez esses jogadores fizeram uma grande partida. A vitória dessa vez foi do Grêmio Espe por 6(seis) a 3(três). O Nova Esperança chegou a liderança do grupo B do Sub 13 ao vencer o Corinthians pelo placar de 5(cinco) a 2(dois). O estrelado Santiaguense chegou a sua segunda vitória após ser derrotado pelo time I do Espe na abertura da competição, fez uma vitória maiúscula no confronto contra o Espe II, aplicou 7(sete) a 1(um) no jogo. Com a segunda vitória o Cruzeiro chega a seis pontos. No último jogo da rodada o Sub 11 do Grêmio Espe conquistou os seus primeiros pontos na Copa. O adversário foi o São Jorge que ainda não venceu na competição mas vem mostrando um bom futsal, com alguns meninos destacando-se no time do Zequinha. Os pequenos espeanos buscaram a recuperação no seu grupo, está vitória vai dar moral para o time enfrentar o forte ACF - Cacequi na próxima rodada. 

Campeonato Municipal da 1ª Divisão de Santiago-RS

Foto: ArenaNet
Foto: ArenaNet

Na tarde quente deste sábado 30 de março de 2013, o Grêmio Espe fez seu segundo jogo pelo municipal. O tradicional adversário Corinthians do bairro Vista Alegre, entrou em campo com uma proposta de marcar forte em sua defesa explorando os contra ataques. O Espe iníciou bem o jogo dando a impressão de que faria um bom jogo, Gederson sofreu falta na entrada da área, Lebrinha cobrou com perigo mas a bola passou raspando o ângulo, indo para fora. Logo em seguida Gederson sofre uma lesão, sendo substituído por Leandro. O Corinthians foi aos poucos equilibrando o jogo após os vinte e cinco minutos a partida já estava mais para o Corinthians que abriu o placar com o veterano atacante Marques, recebeu lançamento venceu a defesa em velocidade tirou o goleiro Tainãn marcando 1(um) a 0(zero). O Espe até tentou empatar no restante do primeiro tempo, mas foi mal nas conclussões. O treinador Valmir Costa fez uma alteração no intervalo Giba entrou no lugar de Simioni. O Espe voltou disposto a buscar o empate mas deixou espaço no meio campo, fazendo mais ligação direta com o ataque. O time corintiano se defendeu bem foi recompensado com Rafael que arriscou um chute de longe rasteiro que entrou bem no cantinho indo morrer no fundo das redes. Este gol fez com que o treinador espeano buscasse algo novo no jogo, colocou Pito e Alisson, mas a terde não estava para os espeanos Lebrinha fez mais uma bonita jogada driblou a defesa concluíndo com um chute no canto longe do alcance do goleiro Fábio do Corinthians, mas a bola caprichosamente foi para fora. Mais uma falta para o Corinthians a bola foi levantada para a área a defesa experou pelo goleiro Tainãn, que não saiu, essa indecisão foi fatal com um leve desvio o Corinthians chegou a três a zero. Tudo estava errado no jogo para o Espe o time não jogava bem, Paulinho Monteiro que havia entrado no jogo cobrou mais vontade do time. O Corinthians não queria mais jogar, o jogo parava a todo momento mas Alisson que havia a pouco concluído uma jogada por cima da trave agora não errou marcando o primeiro gol do Espe. Faltando doze minutos o Espe foi para cima buscando o segundo gol. Nesse final de partida só dava Espe e Salbego entrou área a dentro chutou forte cruzado vencendo o goleiro Fábio. O 3(três) a 2(dois) faltando poucos minutos para o fim do jogo ainda guardou bons lances, como a cabeçada de Márcio que passou raspando o travessão do goleiro Fábio que só torceu para a bola ir para fora. Fim de jogo os espeanos com duas derrotas em dois jogos, precisam buscar pontos para buscar uma vaga entre os oito classificados para a fase de mata do campeonato.  

Campeonato Municipal da 1ª Divisão de Santiago-RS

Foto: Grisélia Thones
Foto: Grisélia Thones

Na tarde de sábado 2 de março no estádio municipal Nery Cardoso, Grêmio Espe e Força Jovem, fizeram suas estréias no certame de 2013. Em um clássico movimentado o Força Jovem conquistou uma ótima vitória sobre os espeanos. Com um bom público presente o jogo foi cheio de alternativas. O treinador Valmir Costa fez sua estréia no comando do Grêmio Espe. O jogo foi equilibrado com marcação forte no meio de campo. Aos vinte e dois minutos Titoco recebeu passe que o colocou na cara do gol, com um chute rasteiro venceu o goleiro Pizzolato do Espe, abrindo o placar para o time da Gaspar Dutra. O Grêmio Espe estava bem na partida e aos 26 minutos Márcio Monteiro aproveitou uma sobra de bola, dentro da grande área para empatar o jogo, o chute foi no canto direito do goleiro Novinho do Força Jovem. O confronto como já esperado manteve-se pegado até o final do primeiro tempo. Já no segundo tempo  logo aos dois minutos o centroavante Darzone fez bonito gol de cabeça em uma falha de posicionamento da defesa espeana. Mais uma vez no jogo o Espe sai perdendo, o jogo pegado como estava foi alterando oportunidades, os treinadores realizaram trocas. Mateus que estava bem no jogo sofreu uma lesão que o tirou do jogo, nesse momento que o Espe estava posicionando o time novamente Elton aproveitou de cabeça uma cobrança de escanteio para fazer o terceiro gol do Força Jovem. Quando o jogo parecia descidido o Espe voltou a precionar o adversário. Em uma jogada onde o destacado Iago Simioni tabelou com Salbego envolveu a defesa do Força, com calma tirou do goleiro Novinho marcando o segundo gol espeano no jogo. Com o gol aos quarenta minutos o Espe foi ao ataque em busca do empate, Iago fez ótima jogada livrou dois marcadores e chutou forte vencendo o goleiro Novinho, mas caprichosamente a bola encontrou o travesão. O time espeano jogou-se ao ataque em busca do empate, mas foi penalizado por um contra-ataque rápido bem executado pelo Força Jovem que terminou no gol de Nãn. Fim de jogo Força Jovem 4(quatro) a 2(dois), um clássico digno do bom futebol santiaguense ganhou o público que foi ao estádio.

Abertura do Municipal 1ª Divisão 2013

Foto Sérgio Ramos
Foto Sérgio Ramos

Na tarde deste sábado 23 de fevereiro no estádio municipal, aconteceu a abertura do campeonato da 1ª Divisão de futebol de Santiago-RS. No jogo de abertura o atual campeão SER América enfrentou o tradicional rival Riachuelo. A partida foi equilibrada terminando com a vitória americana por 2(dois) a 1(um). Após a solenidade de abertura o Grêmio Espe foi para o estádio Alceu Carvalho realizar o segundo jogo amistoso como preparação do time que estréia no próximo sábado contra o Força Jovem. Espe e Cruzeiro fizeram um jogo movimentado com o forte calor foi um bom texte para o time espeano. A meninada estrelada fez uma ótima apresentação vencendo o jogo pelo placar de 5(cinco) a 3(três). O treinador Valmir Costa ainda está conhecendo o grupo de jogadores do Espe, neste jogo amistoso Pito e Paulinho Monteiro voltaram a entrar em campo pelo Espe, atletas veteranos mas que vão contribuir com certeza durante o campeonato. Parabéns ao Paulo Santos um trabalho brilhante que já está trazendo frutos com os meninos do Sub 15, que nesse jogo receberam o reforço de alguns meninos do Sub 17.