TAÇA FRONTEIRA DE FUTSAL 2015

Final da Taça Fronteira

Grêmio Espe - Santiago/RS - Sub 15 - CAMPEÃO  em 2015.
Grêmio Espe - Santiago/RS - Sub 15 - CAMPEÃO em 2015.

No sábado dia 5 de dezembro de 2015 aconteceu os jogos que finalizaram a 5ª Taça Fronteira de Futsal de Base. As 15:30 minutos de uma tarde muito quente os finalistas da categoria sub 15 entraram em quadra para a primeira grande final do dia. Grêmio Espe de Santiago-RS e América Sant'anna de Santa Maria-RS, foram pela terceira vez para a final. Nas duas primeiras o time de Santa Maria-RS levou o título, mas neste ano o time Santiaguense não deixou dúvidas fez um grande jogo impondo uma goleada de 10(dez) a 3(três) no rival. A partida começou e bem sedo o Sant'anna abriu o placar em uma jogada pelo lado direito de ataque com um chute cruzado no ângulo do bom goleiro Hiorran. Mas o Grêmio Espe estava motivado e decidido a vencer a final e comemorar o título. Em jogada rápida Vitor Rogia empatou o jogo. Logo em seguida o Espe fez 2(dois) a 1(um) virando o placar. Quando o primeiro tempo se encaminhava para a metade do tempo mais uma vez Vitor Rogia marcou. Após o terceiro gol espeano o adversário sentiu o golpe não se encontrou no jogo. O Espe aproveitou e foi cirúrgico aproveitou as oportunidades com o capitão Luyam que marcou o quarto gol, o quinto gol o mais bonito do jogo uma jogada que iniciou com o goleiro Hiorran, passou pelos quatro jogadores espeanos que trocaram passes para Vitor Rogia finalizar mais uma vez. Já nos minutos finais do primeiro tempo Renan fez Grêmio Espe 6(seis) a 1(um) antes do intervalo. O time Santiaguense retornou com Marcelo no lugar de Vitor Rogia. O time de Santa Maria voltou um pouco melhor em jogada individual marcou seu segundo gol. O Grêmio Espe estava muito concentrado nesta final o time sofreu o gol e continuou tranquilo no jogo. Hiorran lançou uma bola longa que chegou no pivô Marcelo que deu um toque na bola com seu calcanhar como se diz na gíria do futebol fez um gol de letra o sétimo do Espe. O time do colégio Sant'anna de Santa Maria estava batido na final e o Espe sabia disso mas não diminuiu o ritmo do time e marcou mais um. Vitor Rogia dominou uma bola no meio de quadra olhou o goleiro e com a chapa do pé chutou a bola tirando do goleiro a bola caprichosa raspou a trave no ângulo indo para fora. Renato Genro passou a revesar seu elenco Samuel que havia entrado fez bonita jogada pela esquerda de ataque deu um balãozinho no adversário e sem a bola atingir a quadra chutou de canhota para marcar Grêmio Espe 10(dez) a 3(três). Já nos minutos finais quando Patrick entrou no jogo a torcida deixou claro para quem estava torcendo e ele não decepcionou apesar do pouco tempo no jogo já que é um atleta 2002, fez marcação demonstrando raça e coragem para jogar. Fim de jogo Grêmio Espe Campeão da maior competição de base da Fonteira Oeste do Rio Grande do Sul.    

América Sant'anna - Santa Maria/RS - Sub 15 - Vice Campeão em 2015.
América Sant'anna - Santa Maria/RS - Sub 15 - Vice Campeão em 2015.

Semi-Finais

Grêmio Espe - Santiago-RS - Sub 15
Grêmio Espe - Santiago-RS - Sub 15

América Sant'anna-SMA  14 x 1    Bate Bola-SBJ

Grêmio Espe-STG              3  x  3   A. E. REAL ITAQUI-ITQ

No primeiro jogo o time do Sant'anna aproveitou a fragilidade física do Bate Bola que estava fazendo o quarto jogo do dia e aplicou uma goleada de 14(quatorze) a 1(um). No jogo que finalizou o dia Grêmio Espe e Real Itaqui fizeram mais um grande jogo cheio de alternativas. No primeiro tempo os goleiros trabalharam pouco ambos os times marcaram muito. O forte calor também era um adversário a ser superado, em um lance pela esquerda da quadra de ataque o time da cidade de Itaqui abriu o placar em um lance que o goleiro Hiorran chegou a defender a bola mas não impediu o primeiro gol do jogo. No intervalo o treinador Renato Genro levou seu time para o vestiário para dar uma sacudida na moçada, com palavras de motivação cobrou atitude do time para buscar a virada na partida e consequentemente a vaga na final. O Espe voltou melhor com marcação adiantada chegou ao empate com o oportunista Vitor Rogia. Mal a bola rolou e o time chegou ao segundo gol em bonita jogada que o time trocou passes Luyan foi preciso colocando a bola no canto sem chance de defesa para o goleiro do Real Itaqui. O time Itaquiense foi guerreiro lutou pelo empate que veio com um chute forte do seu pivô. O time do Grêmio Espe é um time que vem com uma base de três anos o que tem feito a diferença nos jogos. Os Santiaguenses trabalharam a bola e chegaram ao 3(três) a 2(dois) com gol do Capitão Pedro Müller. Este clássico já tem uma bonita história para ser contada, com dois empates nos jogos da fase classificatória esse confronto definia qual equipe seria vencedora. O time do Real Itaqui tem bons jogadores que não desistiram nunca do jogo e no minuto final chegou ao gol de empate em jogada finalizada pelo ótimo camisa dez do time. Após três empates a vaga foi decidida em cobranças de pênaltis. Vitor Rogia e Luyan marcaram para o Espe. Na terceira cobrança o atleta do Real Itaqui chutou forte a bola subiu raspou o travessão e foi para fora. A quarta cobrança do Grêmio Espe foi convertida pelo pivô Marcelo que é de Itaqui e joga pelo time espeano. Na quinta cobrança brilhou o goleiro Hiorran que defendeu a cobrança classificando o Grêmio Espe para a terceira final da Taça. Nas outras duas oportunidades o Sant'anna de Santa Maria foi vencedor, agora os Santiaguenses tem a oportunidade de vencer pela primeira vez a competição. 

Renato Genro pediu tempo para dar orientações ao Espe.
Renato Genro pediu tempo para dar orientações ao Espe.
Grêmio Espe   3 x 3   Real Itaqui
Grêmio Espe 3 x 3 Real Itaqui
Luyan converteu o segundo pênalti com categoria.
Luyan converteu o segundo pênalti com categoria.
Pedro Müller bateu o terceiro pênalti do Espe.
Pedro Müller bateu o terceiro pênalti do Espe.
Marcelo bateu o quarto pênalti e converteu.
Marcelo bateu o quarto pênalti e converteu.
Hiorran defendeu a quinta cobrança, Grêmio Espe classificado para a final.
Hiorran defendeu a quinta cobrança, Grêmio Espe classificado para a final.

Quartas de Final

Neste domingo 8 de Novembro de 2015 aconteceu em Santiago os jogos das quartas de final da Taça Fronteira de Futsal de Base a maior Competição da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Os jogos começaram pela manhã quando o representante de São Borja a equipe do Bate Bola que deveria jogar em casa fez o jogo atrasado pela fase classificatória em Santiago quando enfrentou o Grêmio Espe. Este jogo definiu a classificação final da chave B. O Grêmio Espe precisava marcar gols para chegar ao primeiro lugar da chave, iniciou avassalador abriu 3(três) a 0(zero) nos primeiros 10' do jogo. A equipe do Bate Bola aproveitou que o time espeano relaxou no jogo e marcou duas vezes antes do final do primeiro tempo. Na volta do intervalo o Grêmio Espe voltou disposto a fazer os gols que necessitava o que aconteceu com naturalidade fechando a partida em 6(seis) a 2(dois). Com a vitória e os gols que necessitava o time Santiaguense ficou com o primeiro lugar da chave. Ainda pela manhã aconteceram jogos das outras categorias que também definiram classificados para os jogos finais em São Gabriel no dia 5 de dezembro de 2015 (sábado). 

A. E. REAL ITAQUI-ITQ   4 X 4   GRÊMIO ESPE

Local: Itaqui-RS - 17 OUT 15 - Ginásio Castelão


Resenha do Jogo: A Associação Esportiva Real Itaqui recebeu o tricolor Santiaguense na tarde do sábado para o jogo da volta pela fase classificatória da 5ª Taça Fronteira de Futsal de Base. Com um bom público no ginásio que foi prestigiar o jogo e a transmissão pela Rádio Cruzeiro do Sul AM a partida lembrou quando Itaqui e Santiago enfrentaram-se muitas vezes pelo Estadual de Futebol de Salão na década de 1980. Real Itaqui e Grêmio Espe já tem ares de clássico na competição o que torna o jogo movimentado e bastante pegado. O que aconteceu mais uma vez a exemplo do jogo em Santiago onde empataram em 2(dois) a 2(dois). Desta vez os visitantes necessitavam da vitória para encostar no time da casa líder da chave. O jogo iniciou e aos 2' do primeiro tempo Vitor Rogia recebeu a bola dentro da área dominou e colocou no canto abrindo o placar. Este gol foi um balde de água fria no time e no torcedor que estava empolgado na arquibancada pronto para empurrar seu time durante o jogo. Aos poucos o time itaquiense foi equilibrando o jogo aos 12' de jogo os goleiros já haviam praticado boas defesas. Aos 14' em uma cobrança de falta o Grêmio Espe fez 2(dois) a 0(zero) com Renan que aproveitou o rebote do goleiro para chutar no ângulo. O time da casa descontou em uma jogada pela direita de ataque onde o atacante chutou forte no ângulo sem chance de defesa para o goleiro Hiorran. O jogo foi para o intervalo com os visitantes vencendo. Os treinadores não colocaram suas equipes para marcar o tempo todo, assim o jogo ficou aberto tudo poderia acontecer no segundo tempo. O Real Itaqui voltou mais ofensivo em busca do gol de empate. Mas foi o Grêmio Espe que marcou em jogada de escanteio que o time trabalha bastante Luyan de canhota chutou a bola foi no canto rente a trave. Quando o jogo parecia ter ficado tranquilo para o time Santiaguense as coisas se complicaram. Pedro Muller facilitou o jogo tentou dar um drible no adversário perdeu a bola que parou no fundo das redes espeana. Esse gol colocou o time da casa no jogo que veio com seu torcedor e em poucos minutos empatou e virou o jogo. O treinador Renato Genro pediu tempo ajustou o time novamente para buscar o empate. Em jogada entre Luyan e Vitor Rogia que tem um ótimo entrosamento venceram a marcação para Luyan marcar seu segundo gol na partida e o de empate para o Grêmio Espe. No final do jogo ambos tentaram marcar o gol que daria a vitória mas não aconteceu. Com o 4(quatro) a 4(quatro) o Real Itaqui tem boas chances de ficar em primeiro da chave. O Grêmio Espe tem mais um jogo contra o Bate Bola de São Borja, onde precisa fazer saldo para ficar com o primeiro lugar da chave. O time Sãoborjense tem que vencer para ficar em segundo do grupo.    

GRÊMIO ESPE-STG  2 X 2  A. E. REAL-ITQ

GRÊMIO ESPE DE FUTEBOL - Santiago-RS
GRÊMIO ESPE DE FUTEBOL - Santiago-RS
A. E. REAL ITAQUI - Itaqui-RS
A. E. REAL ITAQUI - Itaqui-RS

Local: Santiago-RS - 20 JUN 15 - Ginásio Querli Sarturi Nunes (Brº Riachuelo)


Resenha do Jogo: Grande jogo em Santiago pela terceira rodada da Taça Fronteira Grêmio Espe e A. E. Real Itaqui empataram em 2(dois) a 2(dois). Desde que o Espe iniciou a sua participação na competição foi a primeira vez que um jogo foi transmitido a rádio Cruzeiro do Sul AM da cidade de Itaqui está acompanhando a equipe itaquiense nos jogos. Mesmo em um dia nublado com chuva o público compareceu para prestigiar o jogo. A partida começou com o Grêmio Espe pressionado a equipe visitante que não teve um começo de jogo bom. O goleiro Vinícius teve trabalho para segurar as investidas do ataque do Espe que abriu o placar com gol de Vitor Rogia um dos destaques do time. O jogo foi ter equilibro após os 14' do primeiro tempo quando o aguerrido time do Real de Itaqui subiu a sua marcação pressionando a saída de bola adversária. Nós minutos finais  o Grêmio Espe permitiu jogadas de contra-ataques ao seu adversário que desperdiçou bons lances para empatar o jogo. Quando a partida entrou no minuto final que é tempo cronometrado faltando 2" o Real teve uma falta frontal ao gol. O Espe vacilou na armação da barreira e João Vitor aproveitou para empatar o jogo com um chute forte no ângulo sem chance de defesa para o ótimo goleiro Hiorran. No intervalo o treinador Renato Genro optou por colocar Daniel no jogo em substituição a Luyan um dos jogadores mais desgastados pela sequência de jogos entre estadual de futebol de campo onde temos jogadores inseridos no elenco do Cruzeiro-Stg. O jogo teve seu reinicio com o time visitante melhor impondo mais dificuldades ao time espeano que não estava se encontrando, a partida foi assim até os 10' minutos quando o Espe voltou a controlar o jogo. Ambas as equipes precisavam marcar pontos era um confronto direto quem perdesse ficaria em uma situação muito difícil. Aos 17'45" o time visitante teve uma falta a seu favor bem parecida com a do final do primeiro tempo, desta vez a precisão do chute foi impressionante no ângulo derrubando a coruja um golaço de Anderson do Real de Itaqui. Com a desvantagem no placar Renato Genro olhou para seu banco de reservas colocou Matheus no jogo para ter mais velocidade a ordem era pressionar a saída de bola adversária, a estrategia funcionou o time da casa criou as oportunidades que parou em duas grandes defesas do bom goleiro Vinícius do Real. O jogo se encaminhava para o final quando aos 18'50" apareceu o oportunismo do pivô Vitor Rogia que aproveitou um rebote para empatar esse grande jogo. O minuto final ainda reservou boas oportunidades de sair o gol que daria a vitória para ambos os times mas a bola não entrou e o empate ficou justo. Em julho começa o returno da Taça que está empolgante em 2015.          

URUGUAIANENSE-URG  3 X 2  GRÊMIO ESPE-STG

GRÊMIO ESPE DE FUTEBOL - Santiago-RS
GRÊMIO ESPE DE FUTEBOL - Santiago-RS
A. E. URUGUAIANENSE - Uruguaiana-RS.
A. E. URUGUAIANENSE - Uruguaiana-RS.
A.E. Uruguaianense  3 x 2 Grêmio Espe /Ginásio Ermetão
A.E. Uruguaianense 3 x 2 Grêmio Espe /Ginásio Ermetão
A.E. Uruguaianense  3 x 2 Grêmio Espe /Ginásio Ermetão
A.E. Uruguaianense 3 x 2 Grêmio Espe /Ginásio Ermetão
A.E. Uruguaianense  3 x 2 Grêmio Espe /Ginásio Ermetão
A.E. Uruguaianense 3 x 2 Grêmio Espe /Ginásio Ermetão

Resenha do Jogo: Pela segunda rodada da Taça Fronteira o Uruguaianense recebeu o Grêmio Espe no ginásio Hermetão da Escola Dom Hermeto. Um bom público acompanhou a partida que teve equilibro, emoção e efetividade. O Grêmio Espe foi em busca de trazer uma vitória que lhe daria a liderança da chave, encontrou o time da casa com uma proposta de jogar no erro do adversário. O Espe abriu o placar em uma cobrança de falta que Raul marcou com um chute forte. A partida bem movimentada teve o Espe procurando furar o bloqueio imposto pelo Uruguaianense que empatou o jogo em um chute de longe, Hiorran estava adiantado. O gol de empate trouce o torcedor junto com o time da casa que aproveitou o bom momento no jogo e chegou ao 2(dois) a 1(um) numa troca de passes rápidos. Nesse momento da partida o time santiaguense estava em dificuldades no jogo, mas foi retomando o controle das ações, as oportunidades criadas estavam parando na boa marcação adversária e nas excelentes defesas do goleiro da equipe da casa. No final do primeiro tempo Raul empatou o jogo em um chute forte do meio da quadra, um golaço digno de um grande jogo que o público presente estava presenciando. O intervalo foi de ajustes do time para enfrentar uma equipe bem treinada com plano tático definido que estava impondo dificuldades aos espeanos. Quando a arbitragem deu início ao segundo tempo as equipes voltaram dispostas a manter as propostas de jogo, o Espe sempre tentou atacar o Uruguaianense procurou jogar no erro e em velocidade. Após os dez minutos os goleiros de ambos os times já haviam realizado defesas salvadoras que mantinham o jogo empatado. Quando o jogo foi para os minutos finais estava claro que um erro seria fatal, mas o Espe queria vencer o jogo a proposta sempre foi essa, acabou penalizado ao sofrer o gol em uma jogada bem construída pelo Uruguaianense. Restavam poucos minutos para buscar o gol de empate os santiaguenses tiveram duas oportunidades claras uma com Vitor que o goleiro fez boa defesa e a principal que Vitor deu passe para Raul no fundo de quadra a tentativa de chute no contra pé do goleiro terminou com um lance de sorte e qualidade do goleiro adversário a bola ainda deu na trave voltando para as mãos do goleiro. Fim de partida com a vitória do Uruguaianense por 3(três) a 2(dois) e a liderança da Chave B da Taça.       

GRÊMIO ESPE - STG  3  X  2  BATE BOLA - SBJ

Resenha do Jogo: Na tarde deste domingo em Santiago-RS aconteceu a primeira rodada da chave B da 5ª Taça Fronteira de Futsal, competição de categorias de base é a maior da fronteira oeste do Rio Grande do Sul. O Grêmio Espe esta representando Santiago no sub 15 é a terceira participação onde por duas vezes chegou a final, sendo vice campeão nas duas oportunidades. O Bate Bola-SBJ já é um rival tradicional da equipe Santiaguense, esse foi o terceiro confronto com duas vitórias espeanas e uma do Bate Bola. O jogo foi muito equilibrado mais uma vez, aos sete minutos Vitor Rogia abriu o placar com boa movimentação saiu da marcação para em um chute rasteiro marcar o gol. Os visitantes vieram com uma marcação adiantada apertando a saída de bola, o Espe não estava conseguindo sair da marcação, em um contra-ataque o atacante do Bate Bola com um chute certeiro no canto venceu o bom goleiro Hiorran do Grêmio Espe. O empate nesse momento do jogo da a dimensão do equilíbrio da partida. O Espe jogando em casa foi em busca do placar a seu favor, em jogada individual Renan fez 2(dois) a 1(um) para o Espe. Renato Genro foi utilizando seu grupo de jogadores para dar oportunidade e ritmo de jogo. Aos 17' do primeiro tempo em outro escanteio no mesmo lado a atenção da defesa dos sãoborjenses foi para o pivô Vitor Rogia, mas desta vez a jogada foi com o fixo Raul que avançou para marcar um golaço em um chute forte sem defesa para o bom goleiro do Bate Bola, a bola foi de baixo do travessão para quicar dentro do gol. No intervalo os jogadores do Espe foram alertados pelo seu treinador que o adversário voltaria para o segundo tempo disposto a buscar a virada. Os primeiros minutos de jogo foi de marcação forte  onde os goleiros foram destaques do jogo com lindas defesas. Aos 14' do segundo tempo o Bate Bola-SBJ colocou goleiro linha dificultando ainda mais para o time da casa, que sofreu o segundo gol em uma sobra de bola. Os minutos finais foram de ataque contra defesa, o Espe segurou a marcação com destaque para uma defesa no ângulo de Hiorran nos segundos finais de jogo. Fim de jogo Grêmio Espe 3 x 2 no Bate Bola de São Borja-RS.     

Local: Auditório do Instituto Educacional Menna Barreto (São Gabriel-RS)
Congresso Técnico Taça Fronteira de Futsal de Base

TABELA DE CLASSIFICAÇÃO

SUB 15 

 

CHAVE A – TAÇA FRONTEIRA DE FUTSAL 2015

TIMES

P

J

V

E

D

GF

GS

S

América Sant'anna - SMA

15

5

5

0

0

20

9

14

Cruzeiro EC - SGA

1 5 0 1 4 8 18 -10

NG Futsal - BAG

0

0

0

0

0

0

0

0

Equipe do NG Futsal desistiu da competição.


SUB 15

CHAVE B – TAÇA FRONTEIRA DE FUTSAL 2015

TIMES

P

J

V

E

D

GF

GS

S

Grêmio Espe - STG

11

5

2

2

1

19

10

9

A. E. REAL ITAQUI - ITA

11

5

2

2

1

12

11

1

Bate Bola - SBJ

6

5

2

0

3

8

17

-9

 

Tabela de Jogos

Primeiro Turno:

25 e 26 de abril
CHAVE B
Local: Itaqui-RS - Ginásio Castelão
A. E. Real Itaqui - ITA   2  X  3   AE Uruguaianense - URG - Sub 15
Local: Santiago-RS - Ginásio Querli Sarturi Nunes (Riachuelo)
Grêmio Espe - STG        3 X 2  Bate Bola - SBJ - Sub 15
Gols: Vitor Rogia - Renan Pires - Raul - (Cartão Amarelo: Renan Pires 1)
Local: Uruguaiana-RS - Ginásio Escola Dom Hermeto (Hermetão)
AE Uruguaianense - URG  3 X 2  Grêmio ESPE - STG - Sub 15
Gols: - Raul - 2  (Cartão Amarelo/Vermelho: zero)

20/21 de junho
CHAVE B
Local:  São Borja-RS  Ginásio Cleto Doria
Bate Bola - SBJ  2  X  1  AE Uruguaianense - URG - Sub 15
Local: Santiago-RS - Ginásio Querli Sarturi Nunes (Riachuelo)
Grêmio ESPE - STG   2  X  2  A. E. Real Itaqui - ITA - Sub 15

Segundo Turno:

11 e 12 - 18 e 19 de Julho
CHAVE B
Local: Uruguaiana-RS - Ginásio Municipal
A.E Uruguaianense - URG   1  X  5   A. E. Real Itaqui - ITA - Sub 15
Partida anulada devido a confusão generalizada.

Agosto e Setembro
CHAVE B
Local: Santiago-RS - Ginásio (Bairro Riachuelo) - 05 SET 15 
16:00h - Grêmio ESPE - STG   2  X  0   AE Uruguaianense - URG - Sub 15
Partida Anulada devido a desistência do AE Uruguaianense.

26 e 27 de Setembro
CHAVE B
Local: Itaqui-RS - Ginásio Castelão
A. E. Real Itaqui - ITA      4  X  4   Grêmio ESPE - STG - Sub 15

Local: Santiago-RS - Ginásio Municipal (Ginasião)

Bate Bola - SBJ               2  X  6   Grêmio Espe - STG - Sub 15

SEMI-FINAL

Santiago-RS - Ginásio Aureliano Figueiredo Pinto (Ginasião)

16:00 - América Sant'anna - SMA    12  X  1   Bate Bola - SBJ


17:00 - Grêmio Espe - STG                 3  X  3   Real Itaqui - ITA

pênaltis:                                                4   x  3 

FINAL

São Gabriel-RS - Ginásio Placido de Castro (Chiapettão)

15:00 - América Sant'anna - SMA    X     Grêmio Espe - STG